Oficinas e Palestras

Oficina: Audiovisual para Povos Originários com Juan Iván Molina Velásquez
23, 24 e 25 de setembro

Duração: 20 horas - distribuídas em 3 dias
Local: Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus Florianópolis
Nível do Curso: iniciante e básico
Oficina gratuita
Data: 23 de setembro, das 9h às 17h
          24 de setembro, das 9h às 17h
          25 de setembro, das 9h às 17h

Acesse o link para inscrição

A oficina pretende abordar o processo de construção e realização fotográfica de um filme, por isso, o encontro será realizado em algumas etapas. Na primeira o participante aprende sobre a iniciação cinematográfica, descobrindo como estruturar um roteiro, para diferentes gêneros dentro das cosmovisões e experiências de cada um. Na sequência, será elaborado um plano de filmagem, será feita a filmagem, além de uma proposta de edição do curta. O conteúdo será dividido em aulas teóricas e práticas, com as gravações. Na oficina será disponibilizado o equipamento mínimo para a realização de um produto cinematográfico.

Sobre o Ministrante

Juan Iván Molina Velasquéz
O sociólogo auto identificado como Quechua, é formado em realização audiovisual pela EICTV (Cuba) e Banff (Canadá). Documentarista desde 1989, realizou mais de duzentos documentários. No campo da educação e formação desde os anos 90 envolveu-se e identificou-se com os povos indígenas, nações nativas e jovens urbanos. Desde 2003 faz parte da equipe fundadora e é assessor permanente da Escola de Cinema e Artes Audiovisuais, realizador e docente em diversas ações desde a sua fundação. Paralelamente, atua como coordenador de projetos de realização e formação no Mato Grosso do Sul e é membro fundador da ASCURI (Associação Cultural dos Realizadores Indígenas (ASCURI). Atua como assessor desde o início do projeto de formação do Festival Internacional de Cinema de Santa Cruz, FENAVID.

 

Oficina deTradução Audiovisual com César Alarcón
25 e 26 de setembro

Carga horária: 6 horas
Local: Majestic Palace Hotel
Público-alvo: estudantes, universitários, tradutores e participantes do FAM 2023
Oficina gratuita
Data: 25 de setembro, das 9h às 12h
          26 de setembro, das 9h às 12h

Acesse o link para inscrição

A oficina disponível na 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023, busca abordar as bases da Tradução Audiovisual, por meio da teoria e de exercícios práticos.
Nesse encontro, vamos trabalhar com as principais técnicas e as bases de Legendagem, Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, Closed Captions e Legendagem Eletrônica. Além disso, os participantes também terão a possibilidade de desenvolverem seus primeiros trabalhos na área.
Um dos principais objetivos da oficina é apresentar uma visão macro sobre o mercado de trabalho e as diferentes modalidades do audiovisual utilizadas no cinema, teatro e mídias audiovisuais.

Sobre o Ministrante

Cesar Alarcon
Jornalista, tradutor e intérprete, mestrando em comunicação e audiovisual, com graduação e pós-graduação em jornalismo, letras e cinema, atuando no segmento audiovisual desde 1992 e no mercado de legendagem desde 2001. Traduziu mais de 3000 filmes para as maiores produtoras de vídeo e eventos audiovisuais no Brasil. Hoje, é associado da ABRATES e integrante do corpo docente da pós-graduação em tradução audiovisual das universidades Estácio e Phorte. Também é produtor, coordenador e responsável pela tradução e projeção de legendas nas principais mostras e festivais internacionais de cinema e teatro, presencias e online, no Brasil e no exterior.

Parceiros