Últimos dias do FAM 30 anos têm sessões exclusivas para escolas
08 Setembro 2026

Mostra Infantojuvenil será exibida nesta terça e quarta-feira às 9h e 15h; a programação noturna apresenta cinco curtas e um longa-metragem neste dia 8 de setembro
A programação do 30º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2026 nesta terça e quarta-feira terá quatro sessões exclusivas para escolas agendadas da região, na exibição da Mostra Infantojuvenil. Ao todo serão quatro sessões gratuitas, às 9h e 15h dos dias 8 e 9 de setembro, que vão apresentar seis filmes no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.
Voltada ao público do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a mostra é composta pelos filmes Nosso Tempero, de Alunos e alunas da Escola Municipal João Victor; Peixe Seco e Defumado, de Denis Souza; Chica, de João Victor Silva e Matheus Malburg; Creaturas, de Lourdes Valeria Suarez Apesteguia; O Jardim Mágico, de Naira Carneiro, Carlon Hardt; e Esperança, de Amora Moreira, Marcelo Pereira. A exibição terá a presença de alguns dos realizadores e um espaço de perguntas e respostas ao fim dos filmes.
A terça-feira, 8, também vai apresentar a última sessão da Mostra Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinense às 18h, com os filmes Posse é Um Fato - Murilo Munìi, de Mar Fagundes e Murilo Munìi; A Pele do Ouro, de Marcela Ulhoa e Yare Perdomo; A Fábrica, de Beatriz Silva; Refugiar el Gesto, de Adrián Villa-Dávila e Andrés Prado. Após a sessão, também terá espaço para conversas.
Às 20h, a última sessão da Mostra Longas do FAM 30 anos apresenta o filme Apopcalipse Segundo Baby, de Rafael Saar. A produção conta em primeira pessoa a trajetória da cantora Baby do Brasil.
No ambiente on-line, a Mostra Competitiva On-line encerra os acessos no canal do FAM Youtube às 12h, desta terça-feira (8). Entre as temáticas abordadas nos cinco selecionados, se destacam o protagonismo feminino e indígena, bem como discussões acerca de mudanças climáticas, família, memória e disputa territorial. Já a Mostra ICPlay segue até o dia 3 de outubro no streaming do Itaú Cultural Play. A seleção reúne cinco documentários e ficções, que trazem à tona discussões a respeito de ancestralidade, migração, violência contra mulher e pertencimento.
O FAM 30 anos termina na quarta-feira, 9h, com a Cerimônia de Premiações, a partir das 19h.
A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br e nas redes sociais (@famdetodos).
Confira a Programação:
TERÇA-FEIRA (08):
18h - Mostra Videoclipes, Curtas e Curtas Catarinenses
-Posse é Um Fato - Murilo Munìi, Mar Fagundes, Murilo Munii, Experimental, 6 min
-A Pele do Ouro, Marcela Ulhoa, Yare Perdomo, Documentário, 15 min
-A Fábrica, Beatriz Silva, Ficção, 13 min
-Refugiar el Gesto, Adrián Villa-Dávila, Andrés Prado, Documentário, 11 min
Classificação indicativa: 14 anos
-Perguntas&Respostas
-Acessibilidade: Legendas em Português LSE e Libras
20h - Mostra Longas
-Apopcalipse Segundo Baby, de Rafael Saar | Brasil, Niterói; Rio de Janeiro/RJ | 110 min | 2026 | Documentário
-Classificação Indicativa: 12 anos
-Acessibilidade: Legendas em Português LSE e Libras
TERÇA-FEIRA (08) E QUARTA-FEIRA (09):
9h e 15h - Mostra Infantojuvenil (para escolas agendadas)
-Nosso Tempero, de Alunos e alunas da Escola Municipal João Victor, Equipe Animazul | Brasil, Lagoa Nova/RN; Vitória/ES | 9 min | 2025 | Animação
-Peixe Seco e Defumado, de Denis Souza | Brasil, São Francisco do Sul/SC; Pelotas/RS | 4 min | 2026 | Animação
-Chica, de João Victor Silva, Matheus Malburg | Brasil, São Bento do Sapucaí, São Paulo/SP | 14 min | 2026 | Ficção
-Creaturas, de Lourdes Valeria Suarez Apesteguia | Argentina, Buenos Aires; Chubut; Santa Fé | 6 min | 2025 | Animação
-O Jardim Mágico, de Naira Carneiro, Carlon Hardt | Brasil, Brasília/DF; Curitiba/PR | 6 min | 2025 | Animação
-Esperança, de Amora Moreira, Marcelo Pereira | Brasil, Rio de Janeiro/RJ | 13 min | 2026 | Animação
-Perguntas&Respostas
Classificação indicativa: Livre
-Acessibilidade: LSE+Audiodescrição+Libras
ON-LINE
Mostra On-line (até 12h de TERÇA-FEIRA):
-Capim, de Júlia Munhoz, Caio Pimenta | Brasil, Bom Jesus do Araguaia; Cuiabá/MT | 17 min | 2026 | Documentário
-Entre la Sal Y el Cielo, de Felipe Rosa | Bolívia, Rio Grande | 17 min | 2025 | Documentário
-Las Piedras del Río, de Edna Sierra | Colômbia, Medellín | 16 min | 2026 |Ficção
-Ponto Cego, de Luciana Vieira, Marcel Beltrán | Brasil, Fortaleza/CE | 21 min | 2025 | Ficção
-Primer Amor, de Iván Luna | Colômbia, Cali | 17 min | 2025 | Ficção
Classificação Indicativa 12 anos
-Acessibilidade: Legendas em Português LSE
-Disponível até às 12h do dia 08/09, no Canal YouTube @famdetodos
Mostra ICPlay (até 3 de outubro):
-Aldeia Multiétnica - Território da Diversidade, de Ester de Maria, Lappa Amary, Juliano George Basso, Pedro Guimarães | Brasil, Alto do Paraíso/GO | 61 min | 2025 | Documentário
-Deyse Ex Machina, de Jasmelino de Paiva | Brasil, Maceió/AL | 17 min | 2026 | Ficção
-Mãe Santíssima, de Buca Dantas | Brasil, Natal; Parelhas/RN | 17 min | 2025 | Ficção
-Tente Sua Sorte, de Guenia Lemos | Brasil, Curitiba/PR | 19 min | 2025 | Ficção
-Vou-me Embora, de Denise Szabo | Brasil, São Bernardo do Campo/SP | 66 min | 2026 | Documentário
Classificação Indicativa 12 anos
-Acessibilidade: Legendas em Português LSE
-Gratuito no streaming do Itaú Cultural, mediante cadastro, disponível apenas em território brasileiro (com geoblock) - de 03/09 até 03/10
https://www.itauculturalplay.com.br/