FAM

Notícias

Primeira sessão de curtas do FAM 30 anos destaca produções viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo


Realizadores destacaram o papel do incentivo na produção de obras de equipes reduzidas 

   A primeira sessão com filmes das mostras competitivas Curtas, Curtas Catarinense e Videoclipe do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 30 anos foi exibida nesta sexta-feira, 4. A exibição iniciou às 18h no Teatro Álvaro de Carvalho - TAC, no centro de Florianópolis, e contou com a participação de realizadores dos filmes.

   Com quatro obras, a sessão reuniu filmes que atravessam diferentes formas de lidar com memória, identidade e experiências pessoais. Entre os trabalhos exibidos, produções realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo chamaram atenção pelo caráter independente e pela possibilidade de levar à capital projetos desenvolvidos fora dos grandes centros.

   “É um projeto muito pequeno. A equipe era muito enxuta, então foi um processo coletivo de criação. Ele é realizado no interior de São Paulo, graças a Paulo Gustavo. Aproximou muita gente do audiovisual, porque boa parte da nossa equipe vem de outras áreas, do teatro e artes visuais”, contou a diretora artística do videoclipe Sansara, Alana Ismail. 

   O diretor do curta catarinense Mosaico, Vinicius Figueiredo, também destacou a equipe reduzida, composta por ele e Brendon Mota, que assina a direção de fotografia.  “É um filme realizado com o incentivo da Lei Paulo Gustavo de Imbituba. É um filme muito pessoal que fiz através dos materiais de arquivo da minha família. E o nome Mosaico se inspira justamente nessa colagem que fiz. Tanto dos materiais, quanto de áudios, vídeos que fizemos pela cidade, fotos e animação. Virou, de fato, um mosaico de ideias”, contou ele ao lado da família, que veio ao FAM prestigiar a exibição do curta.

O diretor de Sansara, Rafael Neri, junto de Alana, compartilhou também sobre a empolgação em estar pela primeira vez no Festival, exibindo seu primeiro filme. O clipe também é a primeira produção audiovisual do artista Kfé. “O filme tem um peso muito forte sobre a roda de Sansara, de começo e fim da vida. Ele fala morte, vida, recomeços; estar no fundo do poço e sair. É sobre o caos e organização”, destacou.

   Além das duas produções, a sessão também exibiu os curtas A Boneka de Derìì, de Ariska Derìì e William Dauricio, e Volver a Verte, filme argentino de Román Ruberti Godoy. Ainda hoje o FAM exibe a segunda sessão da Mostra Longas, às 20h, no TAC. E a programação segue com atividade no TAC e no Castelmar Hotel até 9 de setembro.

   O Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 30 anos é um projeto cultural viabilizado através da Lei Rouanet e Lei nº 15.746, de 11 de janeiro de 2012. Apoio Programa Ibermedia e Projeto Paradiso. Patrocínio Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis, Sebrae e Itaú Unibanco. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura.



Parceiros