FAM

Notícias

Panvision e Grupo Ecovision realizam Encontro sobre sustentabilidade no audiovisual


O evento apresentou a nova versão da Calculadora Ecovision de Pegada de CO2 para o mercado audiovisual da América Latina

   A Associação Cultural Panvision e o Grupo Ecovision realizaram na manhã desta quarta-feira (19) um encontro que reuniu gestores, profissionais do setor, agentes políticos e da indústria e representantes de grupos de mídia para discutir a questão da sustentabilidade no setor audiovisual. O café da manhã, no Hotel Castelmar, no Centro de Florianópolis, marcou o encerramento das atividades presenciais da Panvision em 2025. O evento trouxe um panorama das ações promovidas ao longo do ano, além de apresentar a nova atualização da Calculadora Ecovision de pegada de CO2, entre outras ferramentas desenvolvidas pelo grupo.

    O diretor executivo da Panvision, Tiago Santos, e a diretora artística e de comunicação, Alissa Azambuja, fizeram um balanço dos eventos realizados pela Associação Cultural em 2025. O ano foi marcado pelo 4º Festival Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul - FALA São Chico, Projeto Rally Panvision, edição São Chico, 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM, Projeto Rally Panvision, edição Floripa, o Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB, Especial Ibero-América que teve também a inédita etapa Santa Catarina, e o Circuito FAM de Cinema, que percorreu três regiões do país - Norte, Nordeste e Centro-Oeste - na edição especial Brasil, além de 12 municípios de Santa Catarina. Os representantes da Panvision também falaram sobre fontes de financiamento e destacaram a importância da continuidade das linhas de fomento.

    Na sequência, Tiago Santos, que também é o idealizador do Ecovision - uma unidade de trabalho da Panvision -, introduziu a iniciativa que busca difundir no ambiente da produção audiovisual os três eixos do conceito de sustentabilidade - ambiental, econômico e social. Os pesquisadores Karla Ransdorf Caballero e Igor Miguel, que integram o grupo, apresentaram as ferramentas desenvolvidas pelo Ecovision, com destaque para a segunda versão da Calculadora Ecovision de Pegada de CO2 - que conta com ampliação e atualização das perguntas, dos fatores de emissão, além de feedback mais qualificado, melhorias visuais e de usabilidade e novas entradas de cálculo.

    No final, foi aberto um espaço para troca, em que os convidados puderam compartilhar suas impressões sobre a nova versão da Calculadora, a sustentabilidade no audiovisual e refletir sobre como podem trabalhar em conjunto. O produtor João Roni ressaltou que o pensamento sustentável tem que permear todas as atividades nos dias de hoje. Ele também aproveitou a ocasião para destacar o impacto amplo e diverso do audiovisual na economia: “O nosso setor ativa mais de 60 outros setores da economia”. 

    Na mesma linha, os representantes do Sesi/Fiesc Ana Carolina Becker e Gustavo Duarte Costa apontaram que o audiovisual e a cultura fazem parte da indústria: “É uma indústria rica, e a gente precisa entender isso como uma economia que gira e que traz muito recurso para Santa Catarina”, disse Ana. Gustavo defendeu que eventos como este devem se multiplicar: “Eu acredito que é uma forma de você tangibilizar questões que muitas vezes parecem tão distantes de nós”. Eles destacaram que a Fiesc trabalha eficiência energética e está de portas abertas para parcerias e o fomento da aplicação da calculadora em outros setores: “A questão da consciência é algo também que traz vantagem econômica competitiva para a indústria que vai utilizar esse conceito”, completa Gustavo.

    Já Leonel Camasão, vereador de Florianópolis pelo PSOL, considera o trabalho realizado pelo Ecovision muito importante: “Eu acho que não se trata apenas da indústria do audiovisual reduzir o CO2, mas sim do cinema enquanto narrativa, enquanto discurso, enquanto essa potência que é o mercado audiovisual no nosso país, não só dar o exemplo, mas o cinema ele ajuda a construir narrativas, discursos, comportamentos”. Também contribuíram para o debate Fabio Botelho, chefe de gabinete da prefeitura de Florianópolis, Roseli Pereira, coordenadora executiva da Fundação Cultural Franklin Cascaes, e Warlise Weller, da equipe do FAM.

   O Projeto Ecovision 2025 é produzido através da Lei Rouanet. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, Do Lado do Povo Brasileiro.

 

Similar posts



Parceiros