Documentário sobre tenor catarinense Aldo Baldin é o longa exibido no Circuito FAM de Cinema 2025
04 Novembro 2025

Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizada de 6 a 12 de novembro e terá uma sessão especial Conversas FAM de Cinema em São Francisco do Sul
O Circuito FAM de Cinema, Edição Santa Catarina inicia nesta semana, com a exibição gratuita de 15 filmes premiados do 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM. Dos quatro programas a serem exibidos pelo estado, o Longa Catarinense traz o documentário Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, vencedor da Mostra Longas pelo júri popular no FAM 2024, que retrata a história de uma das figuras mais marcantes da arte lírica brasileira, cujas raízes são de Urussanga, no Sul do estado. O filme faz parte da programação de quatro cidades entre os dias 6 e 11 de novembro.
Após percorrer diversos festivais pelo mundo, estrear na tela do cinema comercial em 2025, e passar por três estados brasileiros nesta edição do Circuito FAM de Cinema, Especial Brasil, o documentário chega a São Francisco do Sul, Siderópolis, Lages, Brusque e Araranguá através da Mostra Itinerante. Em São Chico, a sessão desta quinta-feira, 6, às 19h no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, também contará com um Conversas FAM de Cinema especial, na presença do produtor, Nayglon Goulart. A atividade é realizada após a exibição do filme, com uma conversa entre o público e o convidado.
Em Siderópolis, serão duas sessões de Aldo Baldin – Uma Vida pela Música: no sábado, 8, às 19h, e na terça-feira, 11, às 9h. Ambas as sessões serão no Centro Municipal Administrativo CSN. No dia 8 Lages também vai exibir o documentário, às 19h na Fundação de Cultura. O dia 11 terá exibições do filme em Brusque, às 15h30 na Fundação Cultural de Brusque, na Praça da Cidadania; e em Araranguá, às 20h, no Cineclube Ponto Juventude, na Casa da Fraternidade. A entrada, em todas as cidades, é gratuita, e a classificação indicativa das sessões é de 10 anos.
O longa-metragem, dirigido pelo ator, produtor e cineasta brasileiro, Yves Goulart, conterrâneo de Aldo Baldin, revela o talentoso tenor em sua carreira. A jornada parte do interior de Santa Catarina, com uma criança prodígio na música, até o reconhecimento internacional na Europa. Baldin estava entre os melhores tenores do mundo durante a década de 1980, especialmente como intérprete das peças de Bach. Ele cantou com os maiores maestros — como Sir Neville Marriner, Helmuth Rilling, Herbert von Karajan e Karl Richter —, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de cem discos.
Para a realização do documentário foi levado cerca de uma década de pesquisas. O fio condutor da narrativa é um depoimento do próprio Baldin, gravado em fita cassete por ele mesmo poucos dias antes de morrer. Além da história contada em primeira pessoa, o filme é completo pelos relatos de músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira do artista. Também é visualmente contada através de um grande acervo de fotografias e vídeos.
Consulte a programação completa, classificação indicativa e medidas de acessibilidade no site famdetodos.com.br.
O Circuito FAM de Cinema SC é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc. Através da Lei Rouanet tem o patrocínio Master da Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, Do lado do Povo Brasileiro.


















































