29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul recebe Selo Evento Neutro
25 Outubro 2025

FAM 2025 recebeu certificado de neutralização de carbono por compensar emissões durante o evento
A Associação Cultural Panvision acaba de receber o certificado de neutralização de carbono do programa Evento Neutro, em reconhecimento à compensação das emissões que não puderam ser evitadas durante a realização da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025. A sustentabilidade é um dos pilares da Panvision, que reafirma seu compromisso com práticas ambientais responsáveis.
Durante o FAM 2025, realizado entre 4 e 10 de setembro, foram geradas 70.871 kg de CO?, distribuídos da seguinte forma: Infraestrutura: 11.977 kg; Deslocamento terrestre: 9.410 kg; Deslocamento aéreo: 49.285 kg; Resíduos: 398 kg. Os valores foram mensurados conjuntamente pela equipe técnica parceira, especializada em inventários e compensações de carbono - Eccaplan, e pelos pesquisadores técnicos do grupo Ecovision, a partir de cálculos internos e cruzamento metodológico baseado no GHG Protocol, ISO 14064-1 e nas diretrizes do Protocolo Brasileiro de Gases de Efeito Estufa (FGV/WRI/CEBDS) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa colaboração garantiu maior robustez metodológica e confiabilidade dos dados, validando o resultado final do inventário de emissões do evento.
A diretora-presidente da Panvision, Marilha Naccari, reforça a importância desse trabalho. “A compensação da pegada de carbono é uma ação de responsabilidade coletiva e de aprendizado sistêmico. Cada inventário realizado representa uma integração dos estudos, pesquisas e ações que envolvem as relações humanas, logísticas, materiais e contribuem em prol da transição para a sustentabilidade da sociedade como um todo”.
As emissões de gases de efeito estufa do FAM 2025 foram totalmente neutralizadas por meio da aquisição de 71 créditos de carbono (equivalentes a 71.000 kg de CO?), compensadas com o apoio ao projeto de energia renovável Complexo Eólico Corredor dos Senandes, localizado no Rio Grande do Sul. Com 108 MW de capacidade instalada, o complexo é composto por quatro usinas registradas no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O projeto injeta energia renovável no Sistema Interligado Nacional, evitando a emissão de aproximadamente 110 mil toneladas de CO? por ano. Além de contribuir para a diversificação da matriz elétrica brasileira, o projeto gera benefícios socioeconômicos, como empregos locais, aumento da arrecadação municipal e renda complementar. Com 60% de nacionalização dos equipamentos, também estimula a indústria e a tecnologia nacional, fortalecendo a segurança energética e o desenvolvimento sustentável do país.
O grupo Ecovision entende que toda compensação deve ser analisada de forma contextualizada, levando em consideração as dimensões sociais, territoriais e de justiça climática. Reconhecemos o valor dessas iniciativas para a transição energética e a redução de emissões globais. Outrossim, nosso posicionamento é de valorização de projetos de compensação cada vez mais locais, inclusivos e socialmente responsáveis, refletindo o compromisso do Ecovision com transições justas e com a compreensão sistêmica dos impactos ambientais e humanos que acompanham cada solução tecnológica.
Compromisso com a sustentabilidade
O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental que busca tornar eventos mais sustentáveis. Ele quantifica as emissões de carbono provenientes da montagem, realização e desmontagem do evento, especialmente deslocamentos, consumo de energia e geração de resíduos, e as neutraliza por meio do apoio a projetos ambientais certificados.
A prática é reconhecida e recomendada pela ISO 20121 – Gestão Sustentável de Eventos e pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da ONU, que trata da Ação contra a Mudança Global do Clima.
Ao consolidar o Selo Evento Neutro, o FAM 2025 e seus patrocinadores demonstram seu compromisso com a mitigação dos impactos climáticos e com a utilização responsável dos recursos naturais, reforçando a integração entre cultura, inovação e sustentabilidade.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Teve o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.


















































