FAM

Notícias

Mostra Infantojuvenil apresenta 10 filmes no FAM 2025


Todas as sessões no Cine Show Beiramar Shopping contam com recursos de acessibilidade e são adaptadas para inclusão de neurodivergentes

A Mostra Infantojuvenil, uma das oito mostras competitivas do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, exibirá 10 filmes entre animações, ficções e documentários. São 9 produções brasileiras de 6 estados e uma da Colômbia. 

Santa Catarina marca presença com duas obras: a animação Abraços, de Barcabogante, e o documentário Tainá - O Filme, de Renata Massetti. Também integram a seleção produções do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Pará e Sergipe. A participação internacional vem com a animação colombiana Hay Que Saber Llegar, de Luber Yesid Zúñiga Ordóñez.

Com predominância do gênero animação (8 dos 10 curtas), a Mostra traz histórias que abordam imaginação, ancestralidade, afetos e identidade em diferentes contextos culturais. Entre os destaques estão Coisa de Preto, de Pâmela Peregrino; Debaixo do Pé d Pequei, de Maiári Iasi, Le Petit et Le Géant, de Isabela Costa; Não é Sobre Pastéis, de Tiago Ribeiro; Pequeno B, de Lucas Borges; e A História de Ayana, de Cristiana Giustino e Luana Dias — premiado melhor filme da Mostra Infantojuvenil pelo Júri Popular no 4º Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul  - FALA São Chico, em junho deste ano. A única ficção da mostra é Baile de Miriti, de Emily Cristiane.

O FAM 2025 acontece de 4 a 10 de setembro no Cine Show Beiramar Shopping, em Florianópolis. As sessões da Mostra Infantojuvenil abertas ao público acontecem no sábado e domingo, às 14h30, com entrada gratuita. Já nos dias 8 e 9 de setembro (segunda e terça-feira), as exibições serão exclusivas para escolas e instituições inscritas, com sessões às 9h e às 14h30. Nesses dias, a programação será dividida por faixa etária: turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental (6 a 9 anos) e estudantes do 9º ano (13 a 15 anos).

Todas as sessões contam com recursos completos de acessibilidade, incluindo Legendas para Surdos e Ensurdecidos - LSE e Libras em tela. A audiodescrição será através de equipamentos fornecidos pelo cinema. Este ano, as sessões também serão adaptadas para inclusão de neurodivergentes: com luminosidade adequada, som reduzido e acompanhamento de um profissional neuropsicopedagogo.

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades. 

O  29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do EDITAL Nº 038.000/SMCLP/2024 especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE -  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Programação das sessões:

Sábado - 6 de setembro
Horário: 14h30
Baile de Miriti, Emily Cristiane, Ficção, 7 min
Le Petit et Le Géant, Isabela Costa, Animação, 9 min
Abraços, Barcabogante, Animação, 10 min
Debaixo do Pé de Pequi, Maiári Iasi, Animação, 3 min
A História de Ayana, Cristiana Giustino, Luana Dias, Animação, 7 min
Hay Que Saber Llegar, Luber Yesid Zúñiga Ordóñez, Animação, 9 min
Classificação Indicativa Livre - Legendas em Português LSE, Libras, e Audiodescrição
Entrada Gratuita

Domingo - 7 de setembro
Horário: 14h30
Pequeno B, Lucas Borges, Animação, 14 min
Coisa de Preto, Pâmela Peregrino, Animação, 7 min
Não é Sobre Pastéis, Tiago Ribeiro, Animação, 10 min
Tainá - O Filme, Renata Massetti, Documentário, 15 min
Classificação Indicativa 12 anos- Legendas em Português LSE, Libras, e Audiodescrição
Entrada Gratuita

Segunda-feira (8) e Terça-feira (9)
Sessões exclusivas para escolas e instituições pré-agendadas.

Confira as sinopses dos filmes da Mostra Infantojuvenil

Abraços, de Barcabogante | Brasil, Florianópolis/SC | 10 min | 2025 | Animação
Nanai, uma menina de seis anos, percebe que sua mãe está triste. Para alegrá-la, Nanai desenha em seu diário um universo onírico onde ambas vivem aventuras juntas. As peripécias do sonho transbordam para a realidade, afastando a tristeza, culminando em um abraço.

Baile de Miriti, de Emily Cristiane | Brasil, Belém/PA| 7 min | 2024 | Ficção
Um Palhaço de Miriti deseja dançar tal qual a bailarina em uma caixa de música, mas é feito de um material tão leve que não consegue ficar de pé sempre que sopra o vento.

Coisa de Preto, de Pâmela Peregrino | Brasil, Poço Redondo/SE | 7 min | 2025 | Animação
Coisa de Preto ressignifica uma expressão historicamente estigmatizada, destacando a luta dos afro-brasileiros contra condições de trabalho precárias, a demonização religiosa e a expropriação cultural. A obra evidencia suas contribuições científicas e intelectuais, além de valorizar os ritos religiosos como parte fundamental de uma herança cultural rica e sagrada.

Debaixo do Pé de Pequi, de Maiári Iasi | Brasil, Goiás/GO | 3 min | 2024 | Animação
Heytor relembra histórias mágicas de sua avó, Dona Domingas, quando coisas fantásticas acontecem debaixo do pé de pequi no Quilombo da cidade de Goiás.

Hay Que Saber Llegar, de Luber Yesid Zúñiga Ordóñez | Colômbia, Bogotá/Cundinamarca | 9 min | 2024 | Animação
Mariana é uma menina pequena, com um caráter audacioso e impetuoso, que quer ser a melhor corredora de BMX da sua região. Apesar de sua paixão pelo esporte, Mariana tem dificuldade em lidar com a derrota, por isso seu avô Rodri — seu treinador e antigo narrador de corridas ciclísticas — a levará em uma viagem ao passado para contar a história de seu grande amigo, o Morrocoy Oñate.

A História de Ayana, de Cristiana Giustino, Luana Dias | Brasil, Niterói, Rio de Janeiro/RJ | 7 min | 2025 | Animação
Ayana nasceu cercada de muito burburinho. Como pode ela ser tão branquinha, sendo filha da Lia e do Bento? As descobertas do cotidiano, a construção da identidade e a busca pela ancestralidade marcam a história dessa menina negra albina, que com o apoio de seus pais e amigos, encontra o seu lugar no mundo.

Le Petit et Le Géant, de Isabela Costa | Brasil, Niterói; Rio de Janeiro; França, Paris | 9 min | 2025 | Animação
Em um mundo esquecido, um hamster caminha por cidades vazias em busca de vida. Um dia, encontra uma casa coberta de flores — um oásis colorido entre as ruínas. Lá, ele encontra um misterioso gigante…

Não é Sobre Pastéis, de Tiago Ribeiro | Brasil, Belo Horizonte/MG | 10 min | 2025 | Animação
Em uma escola de alto nível, o pastel frito da cantina escancara a diferença entre alunos regulares e bolsistas.

Pequeno B, de Lucas Borges | Brasil, Juiz de Fora/MG | 14 min | 2025 | Animação
Em um bairro distante, onde a honra e a coragem são fundamentais, um duelo emocionante é marcado após a aula. De um lado, um adversário que joga sujo e age de forma covarde. Do outro, Pequeno B, acompanhado por seus amigos leais.

Tainá - O Filme, de Renata Massetti | Brasil, Guarda do Embaú, Florianópolis/SC | 15 min | 2025 | Documentário
Biografia de Tainá Hinckel, destacada surfista brasileira, em mergulhos em suas memórias, relatos íntimos, registros antigos e cartas escritas para si mesma, sobre uma infância livre, e os desafios de uma menina que se torna mulher num esporte ainda predominantemente masculino, chegando ao seu ápice: disputar a primeira medalha olímpica em uma das ondas mais desafiadoras do surfe.

 

 

Similar posts



Parceiros