Sessão Especial FAM para Neurodivergentes e PCDs acolhe crianças no último dia de programação
11 Setembro 2024
Elas receberam cartilhas, timer na tela, luz e som adaptados e foram acompanhadas por profissionais do Instituto CRESCER
No último dia da programação da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 aconteceu a sessão especial FAM para Neurodivergentes e PCDs, no Cine Show Beiramar Shopping. As crianças que assistiram aos curtas da Mostra Infantojuvenil puderam entrar com seus pais, em uma sala totalmente adaptada para elas.
“A gente tinha suporte de um timer visual durante o filme rodando. Previsibilidade que as crianças precisam para se manter organizadas e entender todas as etapas do que é estar no cinema. Os folhetos a gente preparou, que são os cronogramas visuais, também com orientações para os acompanhantes”, conta a fonoaudióloga Jenifer Bauer, especialista em análise de comportamento aplicada ao autismo e deficiência intelectual no Instituto Crescer.
Além disso, foram disponibilizadas para cada criança as pranchetas de comunicação sobre o cinema, os filmes, e a sessão. E a equipe do FAM envolvida na sessão recebeu um treinamento de acessibilidade atitudinal para melhor acolher esses espectadores.
A especialista entende que a sessão especial é fundamental para esse público que não consegue seguir os protocolos que os cinemas geralmente têm. “As crianças adoram filmes, elas adoram assistir. E ocorre que elas acabam não tendo essas experiências junto com as suas famílias por uma dificuldade de colaboração. Então ter esses momentos é fundamental”, explica.
Cristiane Barreiros, mãe atípica que trouxe a Jade, de 5 anos, percebeu que a filha ficou bastante confortável assistindo aos filmes com seus amigos do Instituto Crescer. “As mães e os filhos que têm a sua neurodiversidade, independente de qual seja, devem vir. Achei brilhante. A escolha dos filmes foi perfeita e traz a parte justamente da neurodiversidade e desse acolhimento que a gente precisa e que eles precisam”.
A sessão desta tarde encerrou as exibições da Mostra Infantojuvenil no FAM 2024.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.