Mostra Infantojuvenil do FAM 2024 recebe mais de mil crianças em dois dias de cinema
10 Setembro 2024
Foram exibidas quatro sessões gratuitas exclusivas para escolas e ONGs da região, no Cine Show Beiramar Shopping
A sessão FAM para Escolas, da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, encerrou nesta terça-feira (9) e levou 12 instituições educacionais para a Mostra Infantojuvenil, no Cine Show Beiramar Shopping. Foram 1.128 crianças que encheram as salas de cinema nas sessões das 09h e 14h30, de segunda e terça-feira (10)
As escolas EBM Osvaldo Galupo, EBM José do Valle Pereira, Escola Sarapiquá, Fundação Vidal Ramos, Centro de Integração Familiar - Ceifa, EBM José Jacinto Cardoso, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, EEB Prof Emérita Duarte S E Souza, E.B Henrique Veras, Colégio do Campeche, EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, Curso e Colégio Tendência da Grande Florianópolis acompanharam sessões com nove curtas selecionados do Brasil e do Chile de acordo com a faixa etária.
Para isso, a equipe do FAM organizou dois tipos de programa diferentes.“A gente conseguiu atender um público bem grande, com uma variedade de idades. O primeiro programa era do 1º ao 4º ano, então são os menorzinhos, né? E o segundo programa a gente atendeu do 5ª ao 7º ano, então já pegamos um pouco de pré-adolescência”, conta a produtora da Mostra Infantojuvenil, Marina Simioli.
Os filmes selecionados para a mostra abordam temáticas sobre bullying e inclusão, diferenças de gerações e preservação do meio ambiente. Outro resultado positivo da sessão foi a acessibilidade que resultou na participação de muitas crianças diversas. “O Theo, é um menininho cego, que veio hoje. E é muito, muito carinhoso, ele chegou já querendo pegar na minha mão para entender quem eu era. Fiz questão de ir na sessão dele quando fui me apresentar, falar a minha audiodescrição para ele entender. Ele foi o nossa primeira criança [no FAM 2024] a solicitar o Rioli, que é um aparelho que a gente tem disponível no cinema para as pessoas cegas. E aí ele conecta com a antena do cinema que está transmitindo a sessão. E vem toda a descrição de todos os filmes. Foi bem interessante porque ele pode acompanhar”, relatou Marina.
No último dia do FAM, nesta quarta-feira (11), às 14h30, haverá uma sessão especial para Neurodivergentes e PCDs. A sala de cinema será adaptada para proporcionar um ambiente acolhedor, confortável e acessível, pensado para atender às diversas necessidades desse público. A exibição da mostra é gratuita, a entrada é por ordem de chegada.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.