FAM 2024 celebra a diversidade cinematográfica catarinense com 17 produções locais
03 Setembro 2024
Obras de seis regiões do estado estarão representadas: Vale do Itajaí, Oeste Catarinense, Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Litoral Norte e Serra Catarinense.
A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, que será realizada de 5 a 11 de setembro, celebra a produção local com a exibição de 17 obras catarinenses de diferentes cidades, incluindo Florianópolis, Timbó, Chapecó, Cunha Porã, Garopaba, Palhoça, Itapema, e Porto Belo. O festival apresentará seis filmes na Mostras Curtas Catarinenses, um na Mostra Infantojuvenil e exibirá o documentário "Aldo Baldin – Uma Vida pela Música", dirigido por Yves Goulart, na Mostra Longas. Além disso, oito produções catarinenses participam do Conversas FAM de Cinema, mostra de filmes convidados e não competitiva. Na abertura, o catarinense “Ritinha”, escrito e dirigido por Antonio Celso do Santos, será exibido em homenagem ao idealizador do festival. As exibições ocorrerão no Cine Show Beiramar Shopping, e a cerimônia de premiação será no dia 11, às 19h. Confira as produções catarinenses selecionadas:
Mostra Curtas Catarinense
"Lições Marginais de um Manuscrito Clandestino", de François Muleka (Florianópolis-Brasília)
"No Mundo da Lua", de Cleiton Schlindwein (Timbó)
“O Que Fica", de Fabiane Bardemaker e Daniel Edu Mayer (Chapecó e Cunha Porã)
"A Última Primavera", de Michelly Hadassa (Garopaba)
"Sangria", de Henrique Schlickmann (Florianópolis e Palhoça)
"CadaFalso”, de Yohana Fukui (Itapema e Porto Belo)
Mostra Longas
“Aldo Badin - Uma Vida pela Música”, de Yves Goulart (Urussanga, Florianópolis e Blumenau)
Mostra Infantojuvenil
“O Último é Mulher do Padre”, de Yasser Socarrás (Florianópolis)
Conversas FAM de Cinema (Filmes Convidados)
“Bar da Noite”, de Marina Moros (Florianópolis)
“Efapi Boul”, de Daniela Farina (Chapecó)
“Enfim Devorei a Noite”, de Thais Ramos (Lages)
“Qual Queijo Você Quer”, de Cíntia Domit Bittar (Florianópolis)
“Quem Disse Que Eu To Indo Pra Casa?” (Florianópolis)
“Sereia”, de Yannet Briggiler (Florianópolis)
“O Som da Ilha - Época de ouro, Episódio 1 - Neide Mariarrosa, A Voz de Mormaço”, de Maria Emília de Azevedo (Florianópolis)
“O Último Filme de Meu Pai”, de Fabi Penna (Florianópolis)
Abertura (Filme Convidado)
“Ritinha”, de Antonio Celso do Santos (Florianópolis)
Os ingressos para as sessões são gratuitos e serão distribuídos por ordem de chegada. Para as sessões noturnas, 40% dos ingressos serão vendidos por R$ 10, enquanto os demais 60% estarão disponíveis gratuitamente, por ordem de chegada. Em caso de lotação das entradas gratuitas, ainda haverá a opção de ingressos pagos.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Consulte a programação completa, a classificação indicativa dos filmes e as medidas de acessibilidade no www.famdetodos.com.br.