Grupo de trabalho EcoVision propõe conversas sobre formação de cadeia sustentável na indústria audiovisual
02 Setembro 2024
Com três mesas de conversa na programação do ECM+LAB 2024, EcoVision pretende fomentar uma rede de profissionais que trabalhem de forma sustentável
O grupo de trabalho EcoVision, da Associação Cultural Panvision, aborda no 8º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB 2024, no FAM 2024, como preparar o mercado audiovisual para práticas mais sustentáveis, no âmbito social, econômico e ambiental. Para isso, os profissionais vão participar das mesas de conversa nos dias 06, 07 e 08 de setembro, no Majestic Palace Hotel.
O EcoVision é um grupo desenvolvido com o objetivo de difundir no ambiente de produção audiovisual o conceito de sustentabilidade e prepara para o fim deste ano o lançamento de duas ferramentas para os produtores latino-americanos: a primeira versão da calculadora de pegada de carbono sobre emissões de CO² para produção audiovisual, com calibragem para América Latina, e o catálogo de fornecedores com práticas sustentáveis.
“São ferramentas que nós vemos a necessidade nas conversas, nas palestras, nas consultorias, oficinas que seguimos aplicando em diversos lugares. O foco é sempre a estrutura de um ecossistema, enquanto a gente continua o fortalecimento da educação, da consciência sobre o que significa ser sustentável, nas formas de iniciar essa aplicação nas produções, entendendo cada um dos projetos”, explica Marilha Naccari, integrante do grupo de trabalho Ecovision e diretora-presidente da Panvision.
Por isso, a EcoVision traz essas discussões para as mesas de conversa do ECM+LAB 2024 para que os profissionais compreendam a incorporação de práticas sustentáveis socialmente, economicamente e ambientalmente. O assunto começa a ser abordado na primeira mesa do ECM, “Preparar o mercado para o desenvolvimento sustentável”, com mediação da Marilha Naccari, que recebe Bruno Levi (Globo) e Luz Molina (ProMálaga - Espanha), na sexta-feira (06) às 11h, no Majestic Palace Hotel. Com foco em difundir que sustentabilidade é trabalhada em rede, a mesa é voltada para preparação dos fornecedores e na conscientização da responsabilidade compartilhada.
Já na segunda mesa sobre “Acordos de Coprodução Internacional”, com a participação da Agência Nacional do Cinema - ANCINE e Instituto Nacional do Audiovisual do Paraguai – INAP, no sábado (07) às 11h, propõe um viés para sustentabilidade econômica. E a terceira mesa sobre Film Commissions fala também sobre o trabalho de fornecedores e coproduções nessa perspectiva eco-friendly.
“Dessa forma, a gente trabalha para preparar essa cadeia de fornecedores para que sejam atingíveis as metas e que a longo prazo tenhamos uma redução do custo para ser sustentável. Isso será estabelecido enquanto normativas, gradualmente. A perspectiva dos países é que cada vez tenhamos mais normativas sobre as condições e questões trabalhistas, ambientais e disparidade de rendas”, enfatiza Naccari.
Consultoria no laboratório on-line do ECM
Os 12 projetos selecionados para a etapa de laboratório do 8º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB 2024, que ocorreu entre os meses de julho e agosto, já tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o EcoVision e tiveram uma hora de consultoria coletiva com Alejandra Marano (Argentina), Gustavo Castro (Argentina) e Marilha Naccari.
Los Últimos
Um filme que traz essa temática à tona é Los Últimos, de Sebastián Peña Escobar, uma coprodução entre França, Paraguai e Uruguai, com lançamento no FAM 2024. A obra retrata as últimas florestas virgens do Paraguai e o perigo iminente de um incêndio florestal atingir a região, onde três ecologistas céticos debatem sobre o futuro da espécie humana. A produção será exibida no sábado (07), às 20h30.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundac?a?o Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
O ECM+LAB faz parte da programação do FAM 2024 e conta com o apoio institucional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Brazilian Content. Com os prêmios:
Seleção de 1 Projeto para o Bolivia Lab 2024,
Seleção de 1 Projeto para o Santiago Festival Internacional de Cine - SANFIC Indústria 2024,
Seleção de 2 Projetos para o Salón de Productores y Proyectos Cinematográficos - SAPCINE/FICCALI, Colômbia,
Seleção de 1 Projeto Brasileiro para receber Consultorias Paradiso Multiplica 2024,
Seleção de 1 projeto para participar do MERCADO SAPI,
Seleção de 1 projeto para participar do DIALAB,
Seleção de 1 Projeto para receber Consultorias IDA Agency, México,
Seleção de 1 Projeto para Coprodução com a produtora Magma Cine, Argentina,
Seleção de 1 Projeto para Coprodução com a produtora Mother Superior Films, Uruguai.