Notícias

FAM 2023 recebeu Assembleia do Fórum Setorial Audiovisual Catarinense


 Reunião foi realizada no penúltimo dia do Festival, com apresentação do Regimento Interno e demais discussões referentes ao setor em Santa Catarina

O último dia de atividades do Fórum Audiovisual Mercosul (26/09) encerrou com a Assembleia do Fórum Setorial Audiovisual Catarinense. Realizada no Majestic Palace Hotel e transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do FAM, a reunião teve como objetivo ratificar a fundação do Fórum Setorial Permanente do Audiovisual Catarinense, discutir e aprovar o Regimento Interno e eleger um comitê gestor.

Integrando a programação da 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023, a atividade abriu com a fala do diretor Executivo do Festival, Tiago Santos, que, feliz com a retomada, relembrou o último encontro da setorial no FAM. Após, iniciaram a Assembleia os realizadores catarinenses Vanessa Bittencourt e Vinicius Figueiredo.

“Agradecemos ao Tiago, Marilha e Alissa pelo espaço cedido dentro do FAM. O objetivo aqui é fomentar a retomada das discussões sobre cultura no Estado e a nossa proposta é criar esse momento de união para o setor audiovisual”, lembrou Vinicius. Em seguida, representantes do audiovisual catarinense foram chamados ao palco para compor a mesa.

Em sua fala, a Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – Santacine, Aline Belli, destacou a multiplicidade de personalidades ali reunidas. “Precisamos achar um jeito de, nas nossas diferenças, chegarmos em um ponto comum, para trabalharmos em bloco. E acho que essa setorial é um passo muito importante, trazendo essa diversidade, não só de regiões do nosso Estado, mas essa diversidade de pessoas, pensamentos, porque é aí que crescemos. Quando conseguimos ouvir, se apropriar de algumas coisas, convergimos e fazemos acontecer”, relatou Aline.

Carol Borges, realizadora audiovisual, também lembrou aos presentes de que a reunião é um espaço de concordâncias e divergências, exclusivo para alinhamento das pautas que serão levadas ao Executivo em nome do setor. A visão foi reforçada por Alexandre Pinho.

“Estou feliz de estarmos reunidos, retomando essa pauta antiga. Depois do debate realizado hoje, devemos nos unir para reivindicar e conquistar os espaços que o audiovisual de Santa Catarina merece ter. Estamos aqui hoje para conversar, debater e propor um crescimento do audiovisual catarinense. Por fim, agradeço ao FAM, que sempre nos deu esse apoio, e isso é muito importante”, pontuou Pinho.

O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Parceiros