Internacionalização foi tema de palestra no FAM 2023
26 Setembro 2023
Parceria entre a Panvision e o Sebrae, trouxe a palestra do Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco
No último dia de atividades do Fórum Audiovisual Mercosul do FAM 2023, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, parceira do Festival há três anos, realizou a palestra Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco – Internacionalização. A apresentação foi de Laura Rossi, Coordenadora Internacional da Gullane Entretenimento, e contou ainda com a presença de Denise Marques, coordenadora nacional de Economia Criativa do Sebrae, e Tiago Santos, diretor executivo do FAM.
Denise iniciou sua fala compartilhando sua felicidade pela parceria do Sebrae renovada em mais um ano com o Festival, e o impacto que as atividades realizadas em grupo têm no mercado audiovisual. “Essa parceria já dura três anos, e terão mais três anos, e assim por diante. Porque essa é uma parceria que dá certo, uma parceria que dá resultado”, disse, destacando ainda que o Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco já capacitou mais de 70 mil profissionais e empresas, de forma 100% gratuita.
O objetivo do módulo Internacionalização do Projeto, de acordo com Laura, é apresentá-la, junto com a coprodução, como ferramentas de viabilização dos projetos, considerando sempre a sustentabilidade. A profissional, reforçou, ainda, que investir em uma diversificação de financiamento também é internacionalizar os projetos e prepará-los para, depois, levá-los para o mercado internacional, em festivais e eventos de Mercado como o ECM+LAB do FAM. “Outro conselho é associar-se a projetos nos quais temos uma segurança maior em relação à estrutura de circulação, porque muitas vezes somos coprodutores minoritários, então essa segurança é bastante importante para a vitalidade do projeto”, destacou.
Tanto Laura quanto Tiago relembraram as assinaturas de Acordos Bilaterais entre Brasil e Uruguai e Brasil e Argentina, realizadas na sexta-feira (22), durante o ECM. Conforme Laura, assim como esses que foram assinados, existem outros acordos realizados e vale entender que a ideia da internacionalização não é apenas olhar para outros países, mas também para outras regiões dentro do Brasil, que é vasto em cultura.
“O módulo cinco do curso, sobre modo de internacionalização, é focado nesse caminho de iniciação”, contou. Laura explicou que é nessa etapa do curso que se fala sobre os festivais serem um começo para a internacionalização, porque possuem uma grande quantidade de investidores de países de fora e grandes players internacionais.
Rossi convidou todos a conhecerem o Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco. O Projeto contém seis módulos de curso. Além do Internacionalização, Gestão Empresarial/Empreendedorismo, Legislação, Tecnologia e Inovação, Distribuição e Comercialização e Branded Content. Mais informações podem ser acessadas no site: https://objetivaaudiovisual.com.br/ .
A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br/programacao e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte a classificação indicativa e as medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.