A união do Turismo e do Audiovisual é debatida em última mesa do ECM+LAB 2023
26 Setembro 2023
“Film Commission e Cash Rebate” foi tema do Fórum Audiovisual no quarto dia de programação do FAM 2023
A manhã de domingo no 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023 contou com a presença dos representantes das Film Commissions do Rio de Janeiro e de Buenos Aires, em um painel sobre os resultados e a importância da aplicação de cash rebate no planejamento do setor audiovisual nas cidades. A mesa “Film Commission e Cash Rebate” foi realizada no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, às 11h, parte da programação do Fórum Audiovisual e do 7º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2023.
João Roni, do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – Santacine, conduziu a mesa, que teve a participação de Daniel Celli, da Rio Film Commission, e Rafael da Bouza, da Buenos Aires Film Commission. O Diretor Executivo da Panvision, Tiago Santos, também convidou ao palco o professor Vinicius de Lucca, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, pelo seu papel na instauração da Film Commission dentro da Prefeitura de Florianópolis.
A conversa se moldou em troca de informações, dados de investimento e compartilhamento das
realizações das Film Commissions de cada cidade, além da importância do cash rebate — a devolução de porcentagem de impostos — e a relação do setor turístico com o audiovisual.
O público foi formado em sua maioria por realizadores audiovisuais e players participantes do ECM+LAB 2023. Além de ter a presença de representantes da Curitiba Film Commission, Santa Cruz Film Commission e da Associação Empresarial de São Francisco do Sul – ACISFS.
João Roni abriu a mesa agradecendo a organização do Festival, e destacou a programação da vigésima sétima edição.
“O FAM foi talvez a origem de um grande movimento latino-americano. Em 2010, a gente fez o primeiro encontro da Film Commission da América Latina aqui. Foi um encontro importantíssimo. Então, o Festival tem sido um grande apoiador do desenvolvimento de toda a nossa indústria. Não só a de Santa Catarina, mas a do Mercosul como um todo. A gente tem hoje a participação de pesos importantes. O Tiago trouxe RECAM, ANCINE, trouxe Argentina e Uruguai para assinar contratos importantes. É um prazer estar aqui e ver que o ECM, o FAM, chegou agora no seu nível mais interessante”, comemorou.
Em seguida, o representante da Santacine agradeceu também a participação especial de Vinicius de Lucca na mesa, apontando que a sua colaboração propiciou a melhor performance de atuação de negócios em Santa Catarina.
De Lucca, por sua vez, lembrou a criação da Floripa Film Commission, que deu os primeiros passos no FAM 2018, e o trabalho desenvolvido desde então em torno da sensibilização dos diversos atores públicos. À Mesa, ele trouxe a visão da realização de produções no cenário de Florianópolis.
“Como turismólogo, eu sempre digo nas minhas aulas e repito aqui: o segundo impulso que o turismo de Florianópolis tomou, foi na década de 70, em virtude do turismo cinematográfico, a partir de um filme: Menino do Rio. As primeiras excursões organizadas para a região oeste da Ilha, foram justamente por causa do turismo cinematográfico”, destacou.
Rafael da Bouza e Daniel Celli apresentaram os dados em números dos resultados gerados pelas Film Commissions de suas cidades, Buenos Aires e Rio de Janeiro, respectivamente, além de compartilharem dos maiores desafios enfrentados. Da Bouza destacou que é no cash rebate que acontece o desenvolvimento das produções. Enquanto Celli falou sobre o quão necessárias são as Film Commissions, principalmente em grandes polos como Rio de Janeiro e São Paulo.
Idealizador da São Paulo Film Commission, e agora coordenador da Rio, ele comentou sobre a concorrência saudável entre as cidades, relatando que o sucesso de uma Film Commission estimula o outro. Celli também apontou um dos pontos cruciais do órgão, principalmente em grandes cidades: transformar um ponto turístico em um lugar que produz.
“Estamos falando de tornar uma localidade mais atrativa para as locações. Mas como tornar mais atrativo um local que já é destino de produções audiovisuais? Não basta ser a ‘Cidade Maravilhosa’. Vemos o Rio ser mencionado em várias produções de maneira gratuita. Está no imaginário mundial. Mas a gente quer estimular que você não apenas filme no Rio de Janeiro, mas também gaste, empregue na cidade.”, relatou, destacando ainda a atuação conjunta com o turismo. “Talvez os pontos turísticos dessas cidades não fossem cartões-postais hoje se não tivessem sido realizadas todas essas filmagens, e essas narrativas fossem contadas nesses locais, ao longo desses 90 anos”.
Da Bouza salientou o resultado do cash rebate, de levar a imagem da cidade para diferentes regiões do mundo através das grandes produções. Além disso, deu destaque à importância da continuidade do incentivo no setor audiovisual, e como ela pode ser conquistada através do estudo de impacto.
Após ser aberta a fala ao público presente, o Diretor Tiago Santos lembrou aos participantes da programação do FAM 2023, que o Festival segue até o dia 27 de setembro, com sessões da Mostra WIP no CineShow Beiramar Shopping e mesas abertas ao público no Fórum Audiovisual Mercosul, no Majestic Palace Hotel.
A programação completa do FAM 2023 pode ser conferida no www.famdetodos.com.br/programacao e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte a classificação indicativa e as medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
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