Notícias

Encontro de Coprodução no FAM 2023 encerra com premiação a projetos audiovisuais


 7ª edição do ECM+Lab teve mais de 200 rodadas de negócios entre 40 players e projetos de 12 países

A cerimônia de encerramento e premiação do 7º Encontro de Coprodução do Mercosul no FAM 2023 neste domingo, 24, concluiu três dias de programação intensa do ECM e da Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), incluindo assinatura de acordos de coprodução entre Brasil, Argentina e Uruguai, painéis, apresentação de pitchings e 237 rodadas de negócios entre 27 projetos e 40 players do mercado audiovisual, como canais, serviços de streaming, produtoras e distribuidoras.

“O ECM e a reunião de 20 anos da Recam junto com o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai dão o tom de retomada no governo Lula e o FAM volta politicamente a ser o ponto focal do Mercosul. Estamos felizes em receber as ações da Recam e as negociações do Tratado do Mercosul”, disse Tiago Santos, que destacou ainda o encontro de preservação audiovisual.

Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, falou sobre a expectativa de concluir o texto do Tratado do Mercosul e retornar no próximo ano com resultados das políticas públicas, neste ano histórico de investimentos no audiovisual brasileiro.

O produtor do ECM, Yasser Socarrás González, destacou que o encontro de mercado testemunha o surgimento de diversos filmes e séries, e que os parceiros contribuem para a concretização.

Dois projetos de longa-metragem de ficção acumularam prêmios: o projeto brasileiro Antes que acabe, de Spike Luu, ganhou três premiações, consultorias da Paradiso Multiplica, passe direto ao Encontro de produtores da Fundación Algo en común e Prêmio Intenção de Distribuição da Descoloniza Filmes; o argentino Musa, de Katia Acosta/ Aimará Schwieters recebeu passe direto aos laboratórios de projetos ODS LAB e BoliviaLab.

Conheça os projetos premiados ECM+LAB 2023

Dialab: Prêmio Passe direto 2024
Maguila / Vânia Lima / Têm Dendê / Brasil (série documentário)

Incubadora Paradiso: Prêmio Indicação à Incubadora Paradiso
As Dores do Parto / Jessica Gonzatto / Laura Barzotto / Rosa Canina / Brasil (longa-metragem ficção)

Consultorias Paradiso Multiplica: Prêmio 5 horas de consultorias
Antes Que Acabe / Spike Luu / Cinemas Possíveis / Brasil (longa-metragem ficção)

Sanfic Series: Prêmio Passe direto 2024
As Cores Que O Fogo Tem / Cíntia Domit Bittar / Novelo Filmes / Brasil (série ficção)

ODS LAB: Prêmio Passe direto 2024
Musa / Katia Acosta / Aimará Schwieters / Existir Cine / Argentina (longa ficção)

Fundación Algo en común: Prêmio Passe direto ao Encontro de produtores 2024
Antes Que Acabe / Spike Luu / Cinemas Possíveis / Brasil

Descoloniza Filmes: Prêmio Intenção de Distribuição
Antes Que Acabe / Spike Luu / Cinemas Possíveis / Brasil

Preciosa Media: Prêmio 5 horas de consultorias
La Adelantada / Carolina Borges de Andrade / Arrebol Produções / Brasil (longa-documentário)

BoliviaLab: Prêmio Passe direto
Musa / Katia Acosta/ Aimará Schwieters/ Argentina

SAPCINE: Prêmio Passe direto
Reina del Bosque / Luján Loioco / Mariano Turek / Argentina (longa ficção)

SAPCINE: Prêmio Passe direto
Futuro Pretérito (Im)Perfeito / Viviane Ferreira / Keytiane Souza/ Brasil (longa ficção)

O ECM+LAB faz parte da programação do FAM 2023 e conta com o apoio institucional Brasil Audiovisual Independente – BRAVI, Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – Santacine, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Estado de Santa Catarina – Sintracine e Cinemateca Catarinense-ABD/SC, Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión – Campro, Asociación de Productores y Realizadores de Cine del Uruguay – Asoprod, Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales independientes – Apima e apoio Projeto Paradiso.

A programação completa do FAM 2023 pode ser conferida no www.famdetodos.com.br/programacao e nas redes sociais (@famdetodos).

Consulte a classificação indicativa e as medidas de acessibilidade para as diversas atividades.

O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.



Parceiros