Notícias

Grupo de trabalho do Selo EcoVision de sustentabilidade audiovisual se reúne no FAM

Mauro Garcia, Tiago Santos, Marilha Naccari, Gustavo Castro, Daniel Celli
Mauro Garcia, Tiago Santos, Marilha Naccari, Gustavo Castro, Daniel Celli

O Selo EcoVision de estímulo às boas práticas para a sustentabilidade da indústria audiovisual está sendo construído coletivamente por instituições do audiovisual da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. O primeiro passo é a pesquisa que está aberta à participação de produtores latino-americanos, cujos resultados irão embasar a criação de critérios nas dimensões ambiental, econômica e social das produções para obtenção do selo.

O grupo de trabalho formado por Tiago Santos, produtor executivo da Panvision, Marilha Naccari, diretora de Programação do FAM, Mauro Garcia (Bravi), Daniel Celli (Rio Film Commission), conta agora com a participação também do consultor argentino especializado em novas mídias Gustavo Castro. “O selo vai ajudar as produtoras latino-americanas a cumprirem os objetivos da Agenda 2030 da ONU. O importante é entender que isso não vai encarecer as produções. Há muitas produtoras já trabalhando nesse sentido e têm consciência ambiental, pois somos um continente basicamente natural, há interesse”, considera.

O desenvolvimento do Selo Ecovision se dá por uma cooperação internacional entre a Associação Cultural Panvision, Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión - Campro, Asociación de Productores y Realizadores de Cine del Uruguay – Asoprod, Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales independientes – Apima, da Argentina, e Brasil Audiovisual Independente - Bravi, do Brasil.

Para Tiago Santos, o primeiro passo é participar da pesquisa. “Só no ato de preencher o formulário o produtor já tem uma virada de chave e muitos dos itens ele já pratica e não tinha noção do quanto era sustentável, como quando as produções movimentam a economia local, isso é sustentabilidade social”, exemplifica. Esta edição do ECM+LAB trouxe palestras nos três eixos da sustentabilidade, com Débora Ivanov (Gullane), sobre aspectos econômicos, Alejandra Marano, sobre os sociais, e Soledad Chiarino, com os aspectos ambientais em palestras lotadas.

Como lembra Marilha Naccari, o projeto piloto do Selo Ecovision é um trabalho que iniciou em 2020 e teve ações no ECM em 2021 e este ano tem novos integrantes. “Assim vamos mostrando de forma concreta a dimensão latino-americana do projeto. Mais do que um selo é um projeto de cauda longa, com diversos subprojetos, um hub. É preciso manter esse alerta sobre o que estamos fazendo e nos darmos conta das ações que já existem nos processos do audiovisual pra que a gente valorize a sustentabilidade”.

Conforme Mauro Garcia, da Bravi, o tema tem que estar na pauta de qualquer atividade. “A sustentabilidade não é só preocupação com o meio ambiente, é negócio, cada vez mais vai ser exigido sobre isso. Ainda é incipiente, é um processo para levar ao longo dos anos. A pandemia trouxe novas formas, menos deslocamento, reuniões online, menos pessoas numa viagem, o uso de profissionais locais. Essa cultura precisa ser estimulada também nas film commissions”.

A pesquisa do Selo EcoVision pode ser acessada no link https://bit.ly/seloecovision.

O ECM+LAB é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, e conta com o apoio institucional Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO, Brasil Audiovisual Independente – BRAVI, Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina – Santacine, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual do Estado de Santa Catarina – Sintracine e Cinemateca Catarinense-ABD/SC, Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión – Campro, Asociación de Productores y Realizadores de Cine del Uruguay – Asoprod, Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales independientes – Apima e apoio Projeto Paradiso.

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Apoio Engie e Prefeitura Municipal de Florianópolis, Patrocínio Itaú Unibanco, Vero Internet e Sebrae, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Parceiros