Em 1997, a Panvision deu vida ao Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM, festival que se consagrou como um dos acontecimentos audiovisuais mais importantes do Sul do Brasil. Em todos esses anos, o FAM conquistou o reconhecimento do público e da classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e dos países do Mercosul.
Conheça um pouco da nossa história no menu ao lado:
28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – Um legado de maturidade
Com uma agenda extensa que incluiu 88 atividades em mais de 350 horas de programação, a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, se consolidou como um marco de maturidade, não apenas por sua longevidade e reconhecimento internacional, mas pelo compromisso contínuo em promover diversidade, inclusão e inovação. De 05 a 11 de setembro de 2024, no Cine Show Beiramar Shopping e no, Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, ocorreram 36 sessões de cinema e mais 52 atividades, entre debates, oficinas, palestras, a 8ª edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, o Fórum Audiovisual e o 6º Projeto Rally Panvision.
Em 2024, o Festival contou com novidades, entre elas a Exposição Verdejante, uma homenagem a Antonio Celso dos Santos, fundador do FAM, falecido em 2023, e a exibição do filme Ritinha (2001), dirigido por ele. Também, o FAM 2024 realizou a edição do PAPO FAM de Cinema em três momentos. Apresentado pela produtora integrante do Couple of Things, Diana Boccara, participaram dos bate-papos os atores Giuseppe Oristanio, Johnny Massaro e Gabriela Loran.
Com mais de 800 inscritos, os 66 filmes de 14 países foram exibidos na tela do Cine Show Beiramar Shopping em 36 sessões de cinema. Foram sete Mostras Competitivas, incluindo a Mostra Work in Progress com Teste de Audiência, mais a Mostra Convidada e seis sessões com debates no Conversas FAM de Cinema. O público mais uma vez compareceu e lotou em vários momentos as salas de cinema , somando mais de 4,1 mil pessoas que assistiram aos filmes e mais de 3,5 mil que participaram das demais atividades.
A programação do 8º ECM+LAB 2024, o evento de mercado do Festival, contou com 31 projetos, de 13 países, e ofereceu o dobro de prêmios previstos inicialmente. Foram realizadas 241 atividades presenciais, entre mesas redondas, oficinas, palestras formativas, apresentações de pitchings e cinco rodadas de negócios. O FAM 2024 contou ainda com o retorno do Projeto Rally Panvision. A 6ª edição da Maratona Cinematográfica, reuniu 30 jovens entre 18 e 30 anos de sete países da América Latina selecionados para vivenciar o desafio de criar um curta-metragem durante o Festival, que teve como tema o “Legado Imagético da Vida”.
Com 86% de recursos totais de acessibilidade na programação dos filmes, este ano seguimos tendo 100% dos filmes com Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Todos os filmes brasileiros e a Mostra Curtas contaram também com Janela de Libras, visíveis na tela. Além disso, a audiodescrição esteve disponível por meio de aparelhos solicitados na entrada do cinema e uma equipe de Intérprete de Libras participou de todas as atividades
A Mostra Longas escolheu como melhor filme pelo Júri Oficial, o documentário BLACK RIO! BLACK POWER!, de Emílio Domingos. Já o Júri Popular escolheu o filme do catarinense Yves Goulart, ALDO BALDIN - UMA VIDA PELA MÚSICA. A Mostra Curtas elegeu o filme MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS, de Rogério Cathalá o vencedor pelo Júri Oficial. E o voto do Júri Popular escolheu HOJE EU SÓ VOLTO AMANHÃ, de Diego Lacerda para receber o Troféu Panvision.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 foi um projeto cultural que foi produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Teve o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Teve o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.