FALA SÃO CHICO

Notícias

FALA São Chico 2025 premia vencedores da 4ª edição


Com o Cine Teatro X de Novembro cheio, Cerimônia de Premiação encerrou os quatro dias de Festival realizado entre 25 e 28 de junho

Uma noite com cinema, muita emoção e reconhecimento encerrou a 4ª edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2025.  A Cerimônia de Premiação foi realizada neste sábado (28), no Cine Teatro X de Novembro, que foi palco das exibições das 27 obras que integraram o festival de cinema dedicado exclusivamente ao gênero documentário.

A celebração teve início com a exibição dos três curtas-metragens produzidos no Projeto Rally Panvision - Edição São Chico, realizado pela primeira vez no Festival. O filme escolhido pelo Júri Oficial para receber o Troféu Rally Panvision foi  “Guerreira do Mar”, da equipe 3  - formada por Andréa de Oliveira, Fran Ferreira, Mile Torres, Julia Gomes Alves e Fernando Lazzarini.

Na Mostra Infantojuvenil  o Júri Oficial concedeu o prêmio ao filme “Não Quero Citar Teóricos”, dirigido por João Luciano e Eró Cunha, do Maranhão.  A obra investiga a experiência de ser jovem em um sistema educacional que nem sempre escuta. O Júri Popular escolheu o filme “A História de Ayana”, dirigido por Cristiana Giustino e Luana Dias, do Rio de Janeiro, para receber a premiação. O documentário trata da história de uma menina negra albina, que com o apoio de seus pais e amigos, encontra o seu lugar no mundo. Os jurados deixaram uma Menção Honrosa para o filme “O Enegrecer de Iemanjá e a Subtração do Sagrado Afro”, dirigido por Uê Puauet, do Paraná. A justificativa é de que o documentário aborda de forma leve, lúdica e certeira o racismo e a intolerância religiosa.

Na Mostra Curtas (Mostra Curtas Catarinenses e Latinos, Lei Paulo Gustavo) o Melhor Curta escolhido pelo Júri Oficial foi “Wadja”, dirigido por Narriman Kauane, de Pernambuco, é um documentário biográfico que conta a vida e carreira de Marilene Araújo, Wadja, mulher indígena, defensora das causas e da cultura indígena. O documentário “Wadja” também foi eleito pelo Júri Popular como melhor filme da Mostra. Os jurados deixaram um prêmio especial para o filme “Estamos en el Mapa”, dirigido por Santiago Rodríguez Cárdenas, da Colômbia. Como justificativa, destacaram a originalidade da linguagem narrativa para contar uma história que perpassa várias questões sociais, como o apagamento, a marginalização, a violência do Estado e a união entre os personagens. 

No palco, foi também entregue o Troféu Amigo do FALA São Chico  para Eliane Barbosa de Jesus, moradora de São Francisco do Sul, que assistiu a todos os filmes da Mostra Curtas Catarinenses e Latinos do 4º FALA São Chico e participa do Festival desde a primeira edição.

Tiago Santos, diretor executivo da Panvision, agradeceu ao público, às escolas e professores e demais instituições que estiveram presentes nas sessões. “É importante cada vez mais pensar nessa formação de público e pensar em futuras gerações. E é isso que a gente quer fazer aqui”. Tiago também agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do evento, além da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul.

Marilha Naccari, diretora-presidente da Associação Cultural Panvision e diretora de Programação do FALA,  fez um discurso emocionado de agradecimento e de convocação à vida. “Vamos viver com mais intensidade. A vida é isso, é sopro, é felicidade,  é cada momento, e é isso que eu quero com vocês aqui”. 

Os filmes premiados foram escolhidos por um corpo de jurados formado por Carol Borges de Andrade, Jucelino Senei Filho, Juliana Anjos, Keltryn Wendland, Rubens Eduardo Teodoro, conhecido como  MENTHOR. 

Os vencedores da 4º edição do FALA São Chico receberam, além do Troféu FALA São Chico de Melhor Filme, mais de R$ 30 mil em serviços e formação concedidos por empresas especializadas parceiras da Associação Cultural Panvision. Veja no link.

Confira a lista dos premiados:

Mostra Curtas 

Júri Oficial: Wadja, Narriman Kauane | Brasil, Pernambuco/Pernambuco | Documentário | 29 min

*Troféu FALA São Chico de Melhor Filme e Prêmio Apoiador

Júri Popular: Wadja, Narriman Kauane | Brasil, Pernambuco/Pernambuco | Documentário | 29 min 

Prêmio Especial: Estamos en el Mapa, Santiago Rodríguez Cárdenas | Colômbia, Bogotá | Documentário | 10 min

Mostra Infantojuvenil

Júri Oficial: Não Quero Citar Teóricos, Eró Cunha, João Luciano | Brasil, Imperatriz/Maranhão | Documentário | 15 min

*Troféu FALA São Chico de Melhor Filme e Prêmio Apoiador

Júri Popular: A História de Ayana, Cristiana Giustino, Luana Dias | Brasil, Niterói; Rio de Janeiro/Rio de Janeiro | Documentário | 8 min

Menção Honrosa: O Enegrecer de Iemanjá e a Subtração do Sagrado Afro, Uê Puauet | Brasil, Londrina/Paraná| Documentário | 15 min

Projeto Rally Panvision - Edição São Chico 

Júri Oficial: Guerreira do Mar - Andréa de Oliveira, Fran Ferreira, Mile Torres, Julia Gomes Alves e Fernando Lazzarini  | São Francisco do Sul | Documentário  | 5 min

*Troféu Rally Panvision de Melhor Filme e Prêmio Apoiador

Confira as FOTOS do evento.

O Projeto Rally Panvision, edição São Chico 2025 é produzido através do Edital Lei Paulo Gustavo SFS nº 15/2024, com realização da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision, Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

O FALA São Chico 2025 é produzido através da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais. Hotel Oficial Villa Real. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie, Plural Tec e Transforma. Apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Com apoio Ambiental e Full Port. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, JD Consultoria, Associação Cultural Panvision, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

Similar posts