FALA SÃO CHICO

Notícias

Projeto Rally Panvision - edição São Chico inicia maratona cinematográfica de 100 horas


Participantes terão que produzir um curta documentário a partir do tema “Memória afetiva etérea” e envolver o bairro do Paulas, Protagonista do 4º Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul

O relógio já está contabilizando as 100 horas que os participantes do Projeto Rally Panvision - edição São Chico têm para produzir curtas-metragens documentários que serão exibidos no 4º Festival Audiovisual de São Francisco do Sul - FALA São Chico. A Maratona Cinematográfica começou nesta terça-feira (24), no antigo e charmoso casarão que abriga o Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, no Centro Histórico de São Francisco do Sul. Serão cinco dias de uma imersão intensa, que conta com muita produção audiovisual, além de palestras e monitorias de profissionais especializados do setor.

A abertura do Projeto, às 10h, reuniu os representantes da Associação Cultural Panvision, Marilha Naccari, diretora-presidente, Tiago Santos, diretor executivo, e Alissa Azambuja, diretora artística e de comunicação, além do coordenador do Projeto Rally Panvision - edição São Chico, Ricardo Kenski, da diretora-presidente da Fundação Cultural Iha de São Francisco, Juliana Anjos, e dos participantes do projeto. Em seguida, houve uma rodada de apresentações e divisão dos grupos. Os selecionados vão desempenhar diferentes funções no processo de produção do curta-metragem: direção, direção de fotografia, produção, som e montagem.

Esta edição do Projeto Rally Panvision na cidade mais antiga de Santa Catarina se difere das seis edições realizadas no Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM. O coordenador do Projeto Rally Panvision - edição São Chico, Ricardo Kenski, diz: “É tudo novo, na verdade. Porque é a primeira vez que a gente faz um Rally em São Chico, e já veio com várias novidades”. Entre elas está que os participantes devem entregar um documentário - que é o gênero das produções exibidas no FALA São Chico -, e ainda, gravado com a câmera do celular.

À tarde, às 14h, aconteceu a primeira palestra formativa da imersão, de forma on-line, com o cineasta, roteirista e autor Rapha Erichsen sobre “Estilos de Documentário”. As 100 horas começaram oficialmente às 15h, a partir da Hora Zero, com a esperada divulgação do tema desta edição do Projeto Rally Panvision, que é: “Memória afetiva etérea”. Os participantes também deverão envolver em suas produções o bairro do Paulas, protagonista da 4ª edição do FALA São Chico. O anúncio foi feito pelos tutores que irão acompanhá-los e orientá-los: Érica de Freitas, Paulo Calasans e Ricardo Kenski. Logo depois os grupos se reuniram para discutirem sobre os projetos que irão fazer. Os selecionados apresentaram suas ideias, entusiasmados.

Em seguida, eles tiveram mais duas palestras no formato on-line. Às 16h, foi a vez do argentino Sérgio Romero, que falou sobre o tema “Documentário com o celular”, seguido por Alessandra da Rosa Pinho e Serginho Melo, com “Pensando Documentário com Audiodescrição”. Nesta edição, desde o início do projeto, a questão da acessibilidade precisa ser considerada.

As palestras seguiram nesta quarta-feira (25), desta vez, de forma presencial, com os tutores Ricardo Kenski, que apresentou o tema “Personagem, ação, recorte e tese documental”, às 10h, e Érica de Freitas, que falou sobre “Produção em documentários”. Para encerrar, o consultor em acessibilidade e audiodescrição Edgar Jacques ministrou a palestra “O Tão Falado Lugar de Fala e a Representação de Pessoas com Deficiência no Audiovisual”, de forma on-line.

Amanhã, quinta-feira (26), os grupos irão dar início às filmagens e ao processo de edição. O curta documentário deve ser entregue até às 18h30 da sexta-feira (27), no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa.

A expectativa da historiadora Andréa de Oliveira, moradora de São Francisco do Sul e participante do Projeto Rally Panvision - edição São Chico é grande. Sobre a produção do documentário em São Chico, Andréa espera : “Que traga, no meu entendimento, alguma coisa para mostrar sobre a cidade, uma perspectiva de um lugar poético, de um lugar onde o patrimônio se constrói, esse patrimônio cultural, onde existe um movimento. Isso é benéfico para a cidade. Eu acho que o evento em São Chico é um ganho”.

O Projeto Rally Panvision, edição São Chico 2025 é produzido através do Edital Lei Paulo Gustavo SFS nº 15/2024, com realização da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, Associação Cultural Panvision, Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

O FALA São Chico 2025 é produzido através da Lei Rouanet de incentivo a projetos culturais. Hotel Oficial Villa Real. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie, Plural Tec e Transforma. Apoio institucional da Associação Empresarial São Francisco do Sul e Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Com apoio Ambiental e Full Port. Com realização da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Prefeitura de São Francisco do Sul, JD Consultoria, Associação Cultural Panvision, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.