Entrevista - Equipe vencedora do Rally Panvision
25 Setembro 2024
Jovens cineastas do Brasil, Paraguai, Bolívia e Colômbia fizeram parte da Equipe 5, vencedora desta edição do Projeto Rally Panvision na 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2024. Juntos, realizaram o curta-metragem de cinco minutos Parte de um todo, durante 100 horas, desde a definição coletiva do argumento, roteiro, gravações, montagem e finalização, até a exibição na tela no encerramento do FAM. Aqui, contam essa experiência transformadora de conviver e realizar um filme num curto espaço de tempo, com pessoas de países e culturas diversas.
Camila Guevara, montagem, Bogotá, Colômbia
Viajei 18 horas desde a Colômbia e tive uma das melhores experiências da minha vida. Agradeço à FAMília por reunir todos os cineastas que pensam em fazer filmes de diferentes terras, mostrar um novo mundo e exigir que façamos um produto audiovisual de qualidade. Desempenhei meu papel como editora. Fiquei um pouco nervosa porque foi a primeira vez que trabalhei com um fluxo de trabalho complexo e graças ao apoio da equipe conseguimos completar a maratona. Tivemos vários desafios, mas conseguimos apoiar-nos uns aos outros e seguir em frente à medida que as horas passavam. Foi uma experiência incrível, pensar em cinema e fazer filmes com amigos de línguas e costumes diferentes e ainda poder ter empatia com o nosso propósito, apesar das dificuldades.
Nossa equipe sempre procurou ser respeitosa e aproveitamos a diversidade dos nossos diferentes mundos para contribuir com o curta. Esta é a experiência mais valiosa, já que cada um leva consigo um grande aprendizado e novos colegas. O Rally me deixou muita experiência e aprendizado para evoluir na minha profissão e sou muito grata. Todos os cineastas emergentes deveriam se dar a oportunidade de se inscrever nesta maratona, pois é uma grande família que nos recebe com muito carinho para que possamos sentir o cinema dentro de nós e desafiar-nos num espaço seguro. Agradeço também aos demais colegas de outras equipes pelo constante apoio e motivação e por compartilharem suas experiências como cineastas para levar para casa uma bela lembrança.
Louise Moreira, som, Itajaí, Santa Catarina
Ter a chance de estar em um ambiente em que eu respirava cultura de outros países e me desafiava a aplicar meus conhecimentos na área a qual mais me identifico foi certamente parte de um dos momentos mais sublimes na minha vida. Percebi que estava rodeada de pessoas que em tão pouco tempo se tornaram grandes exemplos pra mim. Como equipe, em nenhum momento acreditávamos que íamos ganhar o prêmio. Estávamos focados em conseguir terminar o trabalho e aquilo já seria uma enorme conquista. Enfrentamos muitas dificuldades na estruturação do roteiro, tivemos que fazer várias mudanças, mas confiando muito no processo e em uns aos outros, recebendo apoio mútuo em meio à exaustão coletiva. Ganhar o prêmio foi a surpresa mais inusitada apesar do trabalho árduo. Fomos presenteados também por orientadores que foram parte de um todo e ressignificaram nosso projeto, fizeram do Rally um ambiente muito humano e sensível e um lugar ideal para jovens sonhadores e criativos. Deixar um pedaço meu no filme que foi reconhecido em um festival com tal amplidão terá um valor eterno no meu coração.
Marcelo Jané, direção, Assunção, Paraguai
Eu já tinha participado do Rally Universitário 2022 no FAM também e minha experiêncIa este ano foi ótima, tive a sorte de ter um grupo onde a comunicação veio antes de tudo, e não só o grupo dos meus colegas mas todos os participantes do Rally se portaram extremamente bem, me senti muito abraçado pela comunidade presente no evento. Acho que o Rally Panvision é muito importante para o cinema sul-americano, principalmente porque gera conexões sem fronteiras entre criadores e abre portas não só para novas amizades, mas para projetos futuros que podem ser realizados com os mesmos colegas do evento.
Maria Eduarda Aragão, atriz, Bahia
Ter sido selecionada já foi muito bom, fiquei extremamente emocionada, porque atuar dentro do cinema sempre foi um sonho que pareceu impossível pra mim e ver essa porta sendo aberta foi uma sensação indescritível. Viver a experiência do Rally, a troca com os outros participantes, produzir do zero um curta-metragem, tudo isso trouxe uma nova perspectiva do que é cinema para mim. Amei estar ali de forma ativa, não me limitar apenas à atuação, conhecer outras áreas do audiovisual e falar bastante espanhol também. Foi um processo intenso, mas satisfatório, que gerou empolgação, vontade de fazer mais e com certeza foi uma fonte de aprendizado na prática. Eterna gratidão por essa experiência incrível.
Yuapenu Jucá, produção, Ceará
Estar no FAM foi como viver algo novo, posso dizer que tudo foi a primeira vez, desde sair do meu Ceará e ir para um lugar novo, viajar de avião, estar na produção de um curta e intercambiar com jovens do Mercosul, são coisas que seguirão marcadas no meu trajeto. Hoje consigo me ver no audiovisual graças ao Rally Panvision, tive a oportunidade de conhecer jovens incríveis, inúmeros trabalhos e me sinto feliz. Ganhar um prêmio foi algo grandioso para a nossa equipe, pensar a produção de forma coletiva foi o que nos fortaleceu para que pudéssemos criar algo. Só tenho a agradecer por tudo o que vivi, espero voltar para outras produções e para aprender mais.
Alexis Samuel, fotografia, Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
O FAM para mim foi uma experiência de aprendizado absoluto, lições que levarei por toda a vida, estar cercado de pessoas com tantas histórias, me fez sentir parte de um todo e tornou tudo mais enriquecedor. Foi incrível ver como cada grupo, por mais que tivéssemos o mesmo objetivo, chegamos a criar coisas completamente diferentes, e isso mais uma vez nos mostra o quão imensa é a criatividade. O FAM foi um espaço seguro para discutir ideias e semear novas.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 foi um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Teve o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Teve o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE - Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.