Notícias

Oficina de narrativa de ficção com Hermes Leal no FAM 2020

Curso de dois dias irá explorar a narrativa da emoção
Curso de dois dias irá explorar a narrativa da emoção

 

O escritor e documentarista Hermes Leal conduz a oficina on-line sobre Narrativa de Ficção nos dias 25 e 26/09 durante o 24º Florianópolis Audiovisual Mercosul. Serão seis horas de abordagem da Semiótica das Paixões aplicada à narrativa audiovisual em obras de ficção.


Além da narrativa da ação, Leal introduz a teoria da narrativa da emoção, a partir dos exemplos dos filmes “Roma”, de Alfonso Cuarón, e “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedores do Oscar, que exploram mais a passionalidade dos personagens do que suas ações.


Parasita será analisado cena a cena, pontuando os esquemas da teoria que formam o arco passional da história e dos personagens. Em Roma, a oficina vai abordar pontos de virada da narrativa das personagens Cleo e Sofia, estruturados não por ações, mas por suas sensações. 


Hermes Leal

PhD em Narrativa de Ficção, Hermes Leal é escritor, com sete livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, Mestre em Cinema, com especialização em Roteiro pela ECA/USP, e Doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões, pela FFLCH/USP.

 

Seus estudos na narrativa de ficção foram publicados pela editora Perspectiva, em 2017, na famosa Coleção Estudos, com o título de “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”, na mesma coleção em que foram lançados, no Brasil, os maiores pensadores do mundo, como Gilles Deleuze e Michel Foucault. Sua segunda obra neste campo, “As Paixões nos Personagens”, demonstra a aplicação de sua teoria nos roteiros e personagens dos filmes “Roma”, “Coringa” e “Parasita” e em séries, como “Game of Thrones”.

 

É autor do romance “Antes que o Sonho Acabe” (Geração Editorial, 2016), sobre um jovem em fuga da Amazônia em épocas sombrias da Guerra Fria, que será filmado com direção do premiado cineasta Lírio Ferreira e distribuição da O2 Play. É roteirista e diretor de séries televisivas, como “Pensamento Contemporâneo” (canal Curta!) e “Cineastas” (canais Curta! e A&E), e de longas documentais, e criador e roteirista da série “Amazon Fashion” (Fashion TV e Amazon Prime Video).


O 24ª Florianópolis Audiovisual Mercosul é produzido com a Lei de Incentivo à Cultura, apoio Celesc e Engie com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.


Programação
Dias
25 e 26/09, das 9h30 às 12h30. Evento online via Zoom.

Valor: R$ 50,00
Inscrições: Sympla


O 24ª Florianópolis Audiovisual Mercosul é produzido com a Lei de Incentivo à Cultura, apoio Celesc e Engie, com patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, BRDE, FSA, Ancine, e realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

 

Parceiros