Notícias

Campanha #SomosTodosFAMdeCinema

FAM lança campanha de Financiamento Coletivo
FAM lança campanha de Financiamento Coletivo

A 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2020 - precisa de você para ser realizada.

Colocamos a máscara e nosso mascote também, para seguirmos com segurança e saúde. Todos nós passamos por dificuldades com a pandemia da COVID-19. Muitas vidas foram perdidas, nossa saúde mental está abalada, o distanciamento social é necessário para o nosso bem, mas mesmo assim tudo isso nos afeta. Precisamos continuar fazendo nossa parte. Vamos seguir nos fortalecendo com cultura, com entretenimento, gerando emprego e construindo nosso futuro com ações hoje e por isso estamos lançando uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria.

Conhece a nossa história?
Em 1997 nascia o sonho de integração de uma identidade através do audiovisual do nosso continente, aproximando nossas culturas e valorizando nossas realidades. São vinte e quatro anos fazendo o Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, carinhosamente chamado de FAM, com o melhor da cinematografia brasileira e do Mercosul. Fazemos o FAM com muita emoção, esforço e convicção da importância do Cinema na vida de todos.

2020 exige adaptação para continuarmos recebendo a todos de 24 a 30 de setembro, com 8 mostras competitivas, mercado de coprodução, formação profissional e com o mesmo afeto virtual e presencial.

24 Edições do Festival de Cinema 
Nós temos experiência em recebê-los, durante essas mais de duas décadas já passaram pela tela do Festival mais de 2 mil filmes, trabalho de mais de 100 mil realizadores, técnicos e artistas, apreciados por mais de 300 mil pessoas. Todo esse público também contou com mais de 400 atividades de formação e ações de mercado, gerando novos filmes que vimos aqui e em muitas outras telas.

Temos a honra de fazer parte da vida de 1.500 profissionais que integraram a família do Festival nesses 23 anos. Nos orgulha colocar Florianópolis no mapa do circuito dos eventos de Cinema Internacionais e temos a alegria de ser um dos 15 Festivais mais antigos do Brasil.

Por que estamos fazendo uma campanha no site Benfeitoria?


Queremos continuar fazendo o FAM, mas corremos o risco de não existir neste ano por falta de recursos. A Cultura segue sendo sucateada, da extinção do Ministério aos inúmeros secretários da pasta. A luta de realizar o Festival é sempre árdua, mas hoje ela é quase impossível.

Romper a continuidade anual do festival é romper uma confiança, uma esperança, um alento. Estamos em risco de apagar não só os esforços anteriores de todos nós que acreditamos na cultura e no nosso trabalho, como de todas as certezas de nosso futuro. Queremos poder continuar e saber que apesar das dificuldades sempre haverá um FAM para conhecer o nosso cinema.

Não estivemos parados. Fomos contemplados no Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, na linha Arranjos Regionais, fundo de recursos originados pelo próprio setor. Porém a ANCINE deu início ao processo de contratação há poucos dias e ainda não temos a certeza do recebimento deste recurso.

Também temos o Projeto apto para captação na Lei Federal de Incentivo à Cultura, porém na situação atual muitas empresas paralisaram todos os patrocínios via lei de incentivo.

Estamos fazendo essa campanha para manter o nosso propósito de formação de público, conexão com profissionais da área da América Latina, dando suporte a novos projetos e assim gerando nosso futuro, contribuindo com o bem-estar, a saúde mental de todos com cultura e entretenimento.

O que queremos?
Chegar com vocês na meta 3 e fazer o Festival de todos os Fãs de Cinema! Pensamos em mudanças e o FAM 2020 será realizado com você e com toda segurança necessária que o momento nos exige.

Este ano, a sua participação é essencial à continuidade do FAM. Precisamos nos unir para realizarmos juntos o Festival, com retribuição e valorização dos filmes e dos profissionais envolvidos nesta edição.

O setor audiovisual também enfrenta dificuldades, por isso os recursos desta Campanha no Benfeitoria contemplam a remuneração de todos os colaboradores, selecionadores, palestrantes e todos os filmes selecionados. Os valores de remuneração evoluem conforme as arrecadações atingidas.

Dividimos esta Campanha em 3 metas gradualmente com: maior número de filmes, espaços de exibição, ações de formação e, como já explicamos, remuneração.

Olha o que podemos fazer juntos com segurança!

Planejamos um FESTIVAL "híbrido" (on-line e presencial) principalmente em tempo real, em plataforma digital, sessões de cinema, debates com os realizadores, as ações do mercado de coprodução, formação profissional e, de forma presencial, projeções ao ar livre.

Para uma edição ainda mais de todos, logo após este momento de distanciamento social iremos programar 08 exibições com palestras em associações de bairros da Grande Florianópolis. Cumprindo nosso papel educador e social.

Para onde vai o seu dinheiro?

Benfeitoria
Até seu apoio gera custo no mundo financeiro, aqui estão as taxas de operação financeira e, claro, mantermos também contribuição pelos serviços da Benfeitoria para ela continuar existindo.

Equipe
Podemos fazer muito mais se chegarmos na meta 3, mas sempre precisamos de pessoas para cuidar dos detalhes e poder manter nosso afeto nas comunicações, atenção ao conteúdo e obras.

Festival
Dá trabalho fazer um festival, mas somos muito felizes por isso, tudo aqui envolve muita logística, outras empresas especializadas em audiovisual, prestação de serviço de plataforma, revisão, arte, programador, um monte de tecnologia e remuneração dos realizadores para as ações de cinema.

Formação
Que o virtual continue sendo caloroso, então temos que trabalhar em diferentes formas de estar em contato nessa troca de saberes e aprendizagens, que também envolve muita comunicação, logística, serviços de plataformas, até produção de estúdio, e remuneração dos palestrantes e consultores para as ações de formação.

Recompensas
Sua contribuição é muito importante e você merece este mimo, assim, colocamos aqui apenas o custo de uma nova produção do que precisamos fazer, sem pesar no orçamento, por exemplo, o acesso on-line ou mesmo ingressos presenciais.

Conheça as recompensas
Você pode retirar em Florianópolis, avisamos local e datas após fechamento da campanha. Ou você pode receber em casa por frete por sua conta.

Vale ressaltar...
Contribuindo com o FAM, você está contribuindo com a fonte de renda de muitos integrantes de toda a cadeia produtiva do Audiovisual Latino-americano.
Todos os envolvidos com a organização e todos os realizadores irão receber desta campanha por seus trabalhos.

Esperamos por você e nosso muito obrigado!


Viva o Cinema Latino-americano!

Para acessar a Campanha: https://benfeitoria.com/famdetodos

Famdetodos loja virtual

Parceiros

Famdetodos Patrocinio