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Pitching: início de um jogo com o mercado audiovisual

Master class com Victor Lopes. Foto Nathan Azanha
Master class com Victor Lopes. Foto Nathan Azanha

O diretor e roteirista Victor Lopes apresentou técnicas para um bom pitching aos 45 projetos participantes do 3º Encontro de Coprodução do Mercosul no FAM. Dirigiu seis longas, entre eles quatro que começaram a partir de pitchings. Participa de bancas no Brasil e exterior, é professor, consultor da área e dirige a Faro, uma empresa de propriedade intelectual.
“O pitching não é ato de venda, e sim de criação, é a primeira vez que está se expondo publicamente seus projetos para fazer pontes com o mercado. Nessse meio em que relações interpessoais são fundamentais, o pitching tem que ser oral e presencial, estabelecer confiança”, explicou.

Pitch significa saque, o começo de um jogo. O termo vem do beisebol e foi apropriado pelo mercado financeiro, é a ideia de que se consegue convencer alguém durante o tempo de viagem de um elevador, como aconteceu de fato com o filme A Marcha dos Pinguins, de Luc Jacquet, ganhador do Oscar de melhor documentário.

O pitching é uma apresentação de 7 a 10 minutos, seguido de debate com uma banca, com duração de 8 a 10 minutos. Os projetos são apresentados em mercados, festivais e editais, para redes e canais de TV aberta, distribuidores e exibidores, coprodutores, financiadores privados e públicos, como o Fundo Setorial do Audiovisual. “O pitching está no DNA do projeto, acompanha o projeto conceitualmente, artisticamente, do início ao final”.

Ele recomenda ensaiar, ter no máximo duas pessoas apresentando e jamais entrar em contradição. É bom dividir a apresentação entre parte conceitual/criativa e financiamento, e usar promos e teasers, especialmente em animação.

Um bom roteiro de pitching inicia com uma apresentação pessoal e currículo da produtora (resumido e adequado ao público), informação do título, formato, gênero e duração, com a story line logo no início e um desenvolvimento que alimente pontos fortes e antecipe defeitos e dúvidas. É importante demonstrar que conhece o público-alvo e estimar o retorno ao patrocinador. “É preciso mostrar paixão, sedução, capacidade de realizar o trabalho. Você está a serviço de uma ideia. E ter um bom desfecho, inclusive com spoiler”, finaliza.

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o investimento do BRDE, FSA, Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

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