Notícias

Documentário chileno Zurita estreia no Brasil durante o FAM 2019

Raúl Zurita, o mais importante poeta vivo do Chile
Raúl Zurita, o mais importante poeta vivo do Chile

Um dia após estrear comercialmente no Chile, o documentário sobre o poeta chileno Raúl Zurita foi exibido em duas sessões durante o Festival. A programação contou também com um debate com o produtor do filme, Eduardo Lobos

“Estamos muito felizes de poder estar aqui”, vibrou o produtor Eduardo Lobos pouco antes da primeira exibição, que marcou a estréia do documentário Zurita no Brasil apenas um dia após o início da exibição comercial do filme no Chile. O lançamento fez parte da mostra competitiva Doc-FAM do 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul e contou também com um debate com Lobos após a segunda exibição do documentário.

Zurita apresenta a história de um dos poetas vivos mais importantes do Chile, Raúl Zurita, um homem marcado pelos horrores da ditadura militar, instalada no país em 1973, e que há 17 anos enfrenta o mal de Parkinson. “É um poeta que retrata muito bem o que é o Chile, suas dores e suas cicatrizes”, comenta Lobos.

De forma bastante intensa, Zurita fala de dor, de perda e do sentido de nossa existência, e se utiliza de interações com o espaço físico para expressar sua arte. Exemplo disso é a mais recente obra do poeta retratada no filme, em que ele projeta 22 frases de um poema em um paredão do deserto do Atacama, às margens do oceano Pacífico. O poema foi escrito em homenagem aos 22 corpos que foram encontrados em 1991 no local, todos de vítimas da ditadura militar.

Zurita foi o segundo filme desta edição do FAM a trazer a literatura para o cinema. Eduardo Galeano Vagamundo, dirigido por Felipe Nepomuceno, sobre o grande escritor e jornalista uruguaio, abriu a programação do Festival ontem (26/09), também em duas sessões e com debate. “A América Latina tem muitos poetas e escritores que retratam tão bem a nossa cultura: Galeano, Zurita, Neruda... Parece-me muito importante termos esses registros”, celebra Lobos.

A programação completa do Festival está disponível no site www.famdetodos.com.br e os ingressos para as sessões podem ser adquiridos no site www.ingresso.com ou diretamente na bilheteria do complexo Cine Show do Beiramar Shopping. O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul teve o investimento do BRDE, FSA, Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.




Parceiros