Notícias

FAM 2019: destaques do final de semana

Início da Mostra Infantojuvenil e filmes premiados são destaque
Início da Mostra Infantojuvenil e filmes premiados são destaque

Início da Mostra Infantojuvenil e do 3º Encontro de Coprodução do Mercosul, últimos dias da mostra de Realidade Virtual e exibição de filmes premiados marcam o final de semana de atividades do FAM

O final de semana está repleto de atrações para os amantes do cinema. Dentro do 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, os destaques vão para os premiados Chacrinha – O Velho Guerreiro e Uma Noite de 12 Anos, que fazem parte da mostra Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Júri Popular 2019, e para Gran Orquesta, filme da cineasta argentina Peri Azar, que venceu o Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BACIFI) 2019 como melhor direção. Também serão exibidos o documentário Bando, Um Filme de:¸ dirigido por Lázaro Ramos e Thiago Gomes, dentro da mostra Doc-FAM, e os filmes convidados A Idade da Água, documentário de Orlando Senna, e A Sombra do Pai, ficção de Gabriela Amaral Almeida, todos brasileiros.

É também no final de semana que começa a mostra Infantojuvenil do FAM 2019. Além de dez filmes curta-metragem em competência, será exibida a animação Cara Sucia, con la Magia de la Naturaleza, uma coprodução entre Argentina, Espanha e Suíça, dirigida por Gastón Gularte. As sessões têm início às 14 horas (curtas) e às 14h30 (longa) em ambos os dias e os ingressos podem ser adquiridos no site www.ingresso.com ou diretamente na bilheteria do complexo Cine Show do Beiramar Shopping.

A mostra Realidade Virtual, com a curadoria de Ranz Ranzenberger, segue somente até domingo e é uma ótima oportunidade para quem quer ter a experiência de assistir filmes imersivos em 360. Com acesso gratuito, a mostra está sendo realizada no hall do Cine Show, das 15 às 17 horas.

Encontro de Coprodução do Mercosul
Começam no domingo (29), no Hotel Majestic, as atividades do 3º Encontro de Coprodução do Mercosul, evento dedicado ao mercado do audiovisual. Ao todo, 12 players, entre produtoras, distribuidoras e canais de televisão, confirmaram presença no Encontro, que segue até o dia 1º de outubro.

A grande novidade do ECM 2019 é a inclusão da mostra competitiva Work In Progress (WIP), em que seis projetos em fase de pré-produção serão apresentados aos players de mercado e para um público selecionado. No domingo serão exibidos o longa brasileiro Bia Mais Um, de Wellington Sari, às 18 horas, e o documentário gravado na Amazônia equatoriana Un Portal, de José Cardoso, às 20h15. Os ingressos limitados podem ser adquiridos no site www.ingresso.com ou na bilheteria do cinema.

Após a exibição de cada filme, o Instituto de Pesquisa Boca a Boca irá realizar um teste de audiência com o público presente e os resultados ajudarão a trazer o olhar do espectador sobre a obra, permitindo aos produtores uma reflexão sobre possíveis mudanças, cortes e adaptações antes da finalização do projeto.

O filme vencedor da Mostra Work In Progress levará para casa R$ 20 mil em serviços de pós- produção de imagem (marcação de luz, efeitos especiais, conformação do material e delivery) para a finalização do projeto. O prêmio da mostra WIP é oferecido pela pós-produtora paulista Mistika.

Rodadas de negociação
Outra novidade do ECM 2019 são os encontros one-to-one que também podem ser feitos entre produtores e têm como objetivo facilitar acordos de coprodução que viabilizem a entrada dos projetos no mercado do audiovisual. “Todos os produtores que buscam coproduzir uma obra poderão se encontrar no ECM 2019 e esse é o primeiro passo para muitos projetos do nosso mercado”, explica Tiago Santos, diretor de produção do FAM.

O ECM é uma produção da Associação Cultural Panvision, Petrus Barretto Advogados Associados e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio institucional BRAVI - Brasil Audiovisual Independente, Instituto de Pesquisa Boca a Boca e Latam Cinema.

A programação completa do FAM 2019 está disponível no site www.famdetodos.com.br. O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul teve o investimento do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, Agência Nacional do Cinema - Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.




Parceiros