Notícias

Rally Universitário Floripa 2019 terá profissionais de renome internacional

Estudantes contarão com apoio de profissionais gabaritados do setor
Estudantes contarão com apoio de profissionais gabaritados do setor

O diretor Cavi Borges, o sociólogo Juan Iván Molina e a cineasta Peri Azar serão os tutores dos 25 estudantes selecionados para participar da Maratona Cinematográfica. A atividade faz parte da 23ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM

Para cumprir o desafio da Maratona Cinematográfica, os 25 estudantes do Rally Universitário Floripa 2019 selecionados contarão com a mentoria de três profissionais gabaritados do setor do audiovisual: o diretor brasileiro Cavi Borges, o sociólogo e realizador independente boliviano Juan Iván Molina e a cineasta argentina Peri Azar. Na Maratona Cinematográfica, os estudantes vivem a intensa experiência de produzir um curta-metragem em 100 horas contínuas de trabalho. Os cinco filmes produzidos pelas equipes serão exibidos na cerimônia de encerramento do Florianópolis Audiovisual do Mercosul 2019, no dia 02 de outubro, no Teatro Álvaro de Carvalho.

A Maratona Cinematográfica é parte do Rally Universitário Floripa 2019, que reúne palestras e oficinas destinadas a estudantes de cinema e comunicação. A iniciativa tem como objetivo dar aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula, além de incentivar e promover a atividade de produção cinematográfica e o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes dos países do Mercosul.

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul teve o investimento do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, Agência Nacional do Cinema - Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal. O FAM 2019 começa no dia 26 de setembro e vai até o dia 02 de outubro e a programação está disponível no site do Festival.

Sobre os tutores
Cavi Borges é diretor e produtor da Cavídeo, locadora referência dos cinéfilos cariocas que se tornou produtora e distribuidora de filmes nacionais independentes. Como diretor, realizou 12 longas e 43 curtas-metragens. Como produtor, são 66 longas e 150 curtas, que receberam 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais.

Cavi se prepara agora para dirigir três filmes que serão exibidos nos cinemas comerciais: Reviver, O Sonho de Rui e Fado Tropical. Cidade de Deus – 10 anos depois faz parte do catálogo da Netflix, sendo exibido para 130 países. Ele foi homenageado por sua obra no FAM 2014.

O sociólogo boliviano Juan Iván Molina Velásquez é realizador independente, docente e assessor de projetos de cinema e audiovisual. Formado em realização audiovisual pela EICTV (Cuba), foi docente e diretor da Escola de Cinema e Artes Audiovisuais da Bolívia.
É realizador de cinema documental e trabalha com formação há quase 30 anos. Foi facilitador do primeiro plano de comunicação audiovisual indígena da Bolívia e assessor de projetos audiovisuais para a América Latina, em Banff, no Canadá. No Brasil, coordenou projetos de formação no Mato Grosso do Sul e ajudou a fundar a Associação Cultural de Realizadores Indígenas.

É assessor do projeto de formação do Festival Internacional de Cine de Santa Cruz, 100x100, no Fenavid, e recebeu do Ministério da Cultura boliviano o reconhecimento por sua contribuição ao audiovisual do país.

A cineasta Peri Azar é mestre em Conservação de Arte Digital, bacharel em Artes Audiovisuais e fotógrafo. Atualmente, faz parte da área de educação do Museu do Cinema de Buenos Aires e do arquivo ARCA, com quem produz o Home Movie Day Argentina. É sócia-fundadora da produtora 8A-110 e do coletivo artístico ConClub Media.

Seus trabalhos foram exibidos na Espanha, França, Colômbia, Uruguay, Alemanha e Argentina. É roteirista, diretora, produtora, editora, diretora de fotografia, designer e distribuidora de seu primeiro longa-metragem documental Gran Orquesta, no qual também foi responsável por parte da música original. O filme foi lançado recentemente na BAFICI, onde ganhou o prêmio de Melhor Diretor da América Latina 2019. Gran Orquesta será exibido na mostra competitiva DOC-FAM, no domingo, dia 29.09 às 16h e às 19h15min.




Parceiros