Notícias

Palestra do diretor Silvio Da-Rin no FAM 2019

Inscrições para a palestra de Silvio Da-Rin já estão abertas
Inscrições para a palestra de Silvio Da-Rin já estão abertas

Inscrições para a palestra de Silvio Da-Rin já estão abertas. Atividade faz parte da programação do Rally Universitário Floripa 2019 e tem vagas limitadas

As origens do documentário cinematográfico e os principais modos de representação do mundo histórico são alguns do temas que serão abordados na palestra do diretor, Silvio Da-Rin no dia 02 de outubro, das 14h00 às 15h30, no auditório do Museu da Escola Catarinense. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla e há apenas 25 vagas disponíveis.

A atividade faz parte da programação do Rally Universitário Floripa 2019, realizado pelo Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, que tem como proposta oferecer a estudantes de cinema e comunicação a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Além das palestras, o Rally conta com a Maratona Cinematográfica, desafio em que 25 estudantes devem produzir um curta-metragem em 100 horas contínuas de trabalho. As inscrições para a Maratona Cinematográfica já estão encerradas.

Além da palestra sobre documentário, o FAM 2019 traz para o público o premiado Missão 115, dirigido por Da-Rin, como parte da programação da mostra competitiva DOC-FAM. O filme será exibido no complexo Cineshow do Beiramar Shopping no dia 01/10, às 16h00 e às 19h15, e os ingressos já estão à venda pelo site www.ingresso.com, na bilheteria do cinema e nos parceiros do FAM (Unisul, Caos, Tralharia e restaurante Mirantes).

Partindo do atentado frustrado ao show do Primeiro de Maio de 1981 no Riocentro, Missão 115 faz uma reflexão sobre as virtudes e limitações da Lei da Anistia e a impunidade dos responsáveis pela tortura e morte de pessoas durante o regime militar.

Preso político nos anos 1960, Da-Rin já tinha o desejo de produzir o documentário sobre o atentado há bastante tempo, mas o projeto só se viabilizou em 2012, a partir do lançamento do livro Memórias de uma Guerra Suja, do ex-policial Claudio Guerra, participante direto do atentado ao Riocentro e de muitos outros crimes da repressão. No documentário, se juntam a Guerra outros 19 entrevistados, entre jornalistas, políticos, historiadores, advogados e cientistas sociais. Outro fator decisivo para o projeto do filme foi a publicação do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, em dezembro de 2014.

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul teve o investimento do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, Agência Nacional do Cinema - Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Larga experiência
Diretor cinematográfico, Silvia Da-Rin já realizou cerca de 20 filmes e vídeos, vários deles premiados em festivais nacionais e internacionais, como os longas-metragens Igreja da Libertação, Hércules 56, Paralelo 10, Missão 115, Mamirauá; o média-metragem Nossa América; os curtas Príncipe do Fogo e Fênix e Mutirão; além dos programas para televisão Brasil anos 60 e Brasil anos 80, exibidos pela TVE. Da-Rin já gravou o som de mais de 150 filmes e ministrou diversos cursos e oficinas nas áreas de som para cinema e documentário.

Em 2004, publicou o livro Espelho partido: tradição e transformação do documentário, resultado de sua dissertação de mestrado em Comunicação e Teoria da Cultura, pela UFRJ. Entre outubro de 2007 e maio de 2010 foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e até março de 2012 exerceu o cargo de Gerente Executivo de Articulação Internacional e Licenciamento da EBC/TV Brasil.




Parceiros