Notícias

Seminário gratuito sobre realidade virtual no FAM 2019 tem inscrições abertas

Luis Velho e Andrei Speridião no seminário VR
Luis Velho e Andrei Speridião no seminário VR

A realidade virtual (VR) e outras experiências imersivas representam um mercado em franco crescimento para o audiovisual e a indústria de games.

O designer Andrei Speridião e o pesquisador Luis Velho irão explorar as possibilidades dessas tecnologias inovadoras no Seminário VR, atividade parte do Fórum Audiovisual Mercosul do FAM 2019, no dia 1º/10 no Museu da Escola Catarinense, das 10 às 12 horas.

Andrei Speridião falará da relação híbrida entre tecnologia e humanidade. Ele é designer pela FAU USP e diretor de P&D na Arvore Experiências Imersivas. Desenvolve projetos sobre a intersecção entre tecnologia e design, utilizando computação gráfica, mídias interativas em tempo real, realidade virtual, internet das coisas e ambientes físico-digitais. É também mentor no Red Bull Basement, programa que fomenta inovação social pela tecnologia. Seu laboratório investiga e desenvolve novas interfaces, mecânicas, linguagens e produtos orientados à realidade virtual. Luis Velho, pesquisador do IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e cientista líder do laboratório de computação gráfica Visgraf, vai conversar sobre Interactive Cinematic 360 VR, experiência virtual com vídeos em 360º e realidade aumentada, com foco na técnica "Gaze-Based Interaction”, desenvolvida no laboratório Visgraf.

Velho é Ph.D. em Computer Science pela University of Toronto, trabalha com computação gráfica, modelagem, renderização, geração de imagens e animação. Foi realizador visitante no National Film Board do Canadá e engenheiro de sistemas na Fantastic Animation Machine em Nova York. No Brasil, foi engenheiro principal na Rede Globo, onde criou efeitos especiais e sistemas de simulação visual. Foi também professor visitante da New York University, da HP Laboratories e da Microsoft Research China.

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul teve o investimento do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, Agência Nacional do Cinema - Ancine, com realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

O seminário é gratuito, mas deve ser feita inscrição na PLATAFORMA SYMPLA

 

 




Parceiros