Notícias

Atuação é tema de Oficina no FAM 2019


A atriz ítalo-argentina, Antonella Costa vem a Florianópolis para transmitir conhecimento prático e útil. As inscrições já estão abertas e são apenas 15 vagas


No set não há limites, existem condições! Assim a atriz ítalo-argentina Antonella Costa traduz a essência da da oficina "Atuação frente às câmeras", que será ministrada no dia 28 de setembro no Museu da Escola Catarinense.

"Neste encontro analisaremos o trabalho da atriz e do ator com base nas condições que geralmente ocorrem na pré-produção audiovisual e no set de filmagem. Vamos transmitir um conhecimento prático e útil para receber as instruções de um diretor, compor um personagem e mantê-lo durante uma gravação, explorando a criatividade e o estilo pessoal de cada atriz ou ator, reduzindo o risco de bloqueios", resume Antonella.

A atriz já atuou em mais de 30 filmes, entre eles: "Garagem Olimpo" (Globo de Ouro como Atriz Revelação, em Roma), "Diários de Motocicleta", "Não olhe para baixo" (de Subiela), "O vento" (Coral de melhor atriz, em Havana), "Mau dia para pescar" (de Álvaro Brechner), "Inevitável" (por Jorge Algora), e o mais recente, "Dry Martina" (de Che Sandoval), que lhe rendeu uma indicação de melhor atriz no Phoenix Awards.

Desde 2012 ministra a oficina e já desenvolveu e experimentou uma série de ferramentas úteis para o ator audiovisual. Para isso, se baseou em técnicas propostas por Michael Chèjov, David Mamet, Tony Barr, Yoshi Oida, entre outros, além de sua própria experiência nos filmes e séries que atuou.

Fragmentação, interação permanente com a equipe técnica e outras demandas características do cinema e da TV podem ser, grandes fontes de criatividade para o ator. Conseguir uma interpretação rápida do texto, seguir as instruções do diretor, adaptar-se ao ritmo vertiginoso do conjunto e às múltiplas condições impostas por cada área. Neste contexto, não é fácil para a inspiração chegar. Os atores precisam de ferramentas concretas para ajudar a moldar uma proposta original e criativa, adaptada ao projeto que está sendo realizado e permeável às correções exigidas de nós. Temas que serão abordados na Oficina.

O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul é organizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.


Oficina: Atuação frente às Câmeras

Carga horária: 03 horas
Número de vagas: 15
Data: 28 de setembro
Inscrições: SYMPLA 

 

 




Parceiros