Notícias

Oficina de produção de documentários pelo celular tem inscrições abertas

Sergio F. Romero, coordenador da oficina, que será gratuita
Sergio F. Romero, coordenador da oficina, que será gratuita

Formas de produzir conteúdos audiovisuais de qualidade pelo smartphone, como entrevistas e webdocs, e publicar o que foi produzido em múltiplas plataformas serão temas da oficina gratuita Documental es Mobile, coordenada pelo argentino Sergio F. Romero,

Cada vez mais os equipamentos de vídeo volumosos estão sendo substituídos por sistemas ultraleves, baseados nos celulares, capazes de gravar em full HD e até 4K. A oficina vai explorar as possibilidades de criação audiovisual pelo celular e é indicada para jornalistas e produtores de conteúdo para redes sociais, profissionais de comunicação e marketing, designers, líderes de comunidades e educadores que tenham conhecimentos básicos e habilidades no uso de ferramentas de informática.

O conteúdo inclui a seleção de equipamentos e aplicativos, ideias e storyboard, planejamento e peculiaridades de produções com celulares, como otimizar a qualidade na gravação, iluminação e captação de áudio, entrevistas para jornalismo e documentários, edição de vídeo no próprio celular para publicação rápida e exportação de imagem e som para uma ilha de edição externa.
Sergio Romero é roteirista, produtor e diretor audiovisual e transmídia, professor e consultor. É licenciado em Ciências Sociais e Humanidades com pós-graduação em Artes Midiáticas e em Produção de Conteúdos Digitais Audiovisuais.

Trabalha com televisão, videoarte, cinema e novos formatos digitais lineares e interativos desde 1986. É produtor na Blankspot Storytelling SAS e gerente de produção de conteúdos multiplataforma na Acequia TV, a rede pública de televisão de Mendoza, Argentina. É membro da Cátedra Abierta Latinoamericana de Narrativas Transmedia (ICLA – UNR), da Asociación Argentina de Documentalistas (ADN), e coordena o laboratório do Centro Internacional de Estudios sobre Visualidades, Narrativas, Imaginarios y Tecnologías (Uncuyo).


O 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul é realizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.


As inscrições são limitadas e estão disponíveis duas turmas. Uma no dia 29.09 e outra no dia 2.10, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense (MESC), durante o FAM 2019.

Inscrições abertas no link: SYMPLA
 

 

 




Parceiros