Notícias

Revista GEMInIS em parceria com o FAM realiza chamada de trabalhos


A edição especial da Revista GEMInIS será organizada para o lançamento no 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul e traz como tema, "Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano"


Artigos científicos, ensaios, resenhas, críticas, storyboards, materiais de divulgação inovadores, trechos de roteiros podem ser enviados até o dia 21 de junho. A Edição especial da Revista GEMInIS será organizada para o lançamento no 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul. "O FAM, com 23 anos de experiência como espaço de debate entre o público e profissionais do setor audiovisual do Brasil e países membro do Mercosul, é o parceiro ideal para trabalhar conjuntamente em uma edição especial sobre a cocriação de conteúdo transmídia em diferentes regiões sulamericanas", diz Dario Mesquita, editor executivo da Revista GEMInIS.

Com o tema "Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano": Com 20 anos da exibição do primeiro produto de Matrix, como anda a produção e criação em solo sulamericano? O que refletimos enquanto práticas de cocriação do conteúdo transmídia? Cocriamos no roteiro entre nossos pares ou buscamos exatamente a complementação de outros saberes para a gênese das narrativas? Quais nossos sucessos em criar em conjunto com profissionais de/em diferentes países da América do Sul?

Os artigos devem ser submetidos até 21 de junho de 2019 através do website da revista GEMInIS, pelo link: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/about/submissions. No ato da submissão, é importante especificar a seção da submissão como “Dossiê - Cocriação de conteúdo transmídia sulamericano”. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail revista.geminisufscar@gmail.com .

O texto tem que estar nos idiomas português ou espanhol, em formato DOC, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor.

Além de aceitar artigos o periódico também aceitará trabalhos relacionados à temática do dossiê em outros formatos, como colunas e matérias, ou que sejam ilustrativos à temática, como Storyboards, materiais de divulgação inovadores, trechos de roteiro, assim como também recebe artigos acadêmicos que abordem outros assuntos ligados de forma correlata ao tema central, seja por afinidade na cocriação transmídia ou por afinidade na comparação territorial latinoamericana.

É dada prioridade de publicação aos trabalhos submetidos por autores doutores ou em coautoria com pesquisadores doutores.

O Diretor Geral do FAM, salienta a importância da parceria com a Revista GEMInIS. “Neste horizonte de eventos tão matizados e em constante ebulição como o latino americano, destacamos a importância da parceria da Revista GEMInIS - edição temática especial - com o FAM, por contextualizar os filmes no momento histórico de sua produção, suas múltiplas vertentes estéticas/políticas/tecnológicas e possibilitar uma reflexão ampla de temas como transmídias, realidade virtual, multiculturalismo, séries para multiplataformas, novos VODs e novos conteúdos, e coprodução nacional/internacional”, afirmou Antonio Celso dos Santos, diretor do festival.

Para o editor responsável da revista, João Massarolo, o intercâmbio de conhecimentos e o diálogo estabelecido possibilita um debate rico no campo da comunicação e o audiovisual. "É sempre importante para a revista criar parcerias para edições temáticas especiais. Porém, a parceria com o FAM surge com uma qualidade em especial ao propor uma publicação que não somente discute um tema contemporâneo para o audiovisual, mas que o contextualiza em um cenário tão complexo e rico como o sulamericano", explica João Massarolo, editor responsável da Revista GEMInIS.


Esta iniciativa é uma produção da Associação Cultural Panvision, Petrus Barretto Advogados Associados e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio institucional BRAVI - Brasil Audiovisual Independente, Instituto de Pesquisa Boca a Boca e Latam Cinema.


Mais informações estão disponíveis em www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/about/submissions


Revista GEMInIS
A Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da UFSCar, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, completava seu terceiro ano de criação. A revista é online, gratuita e com periodicidade quadrimensal. Ela tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática e da produção audiovisual nas multiplaformas transmidiáticas. A publicação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, e possui a classificação Qualis B2 pela Capes, na área de Comunicação e Informação. Mais informações: www.revistageminis.ufscar.br

Florianópolis Audiovisual Mercosul
Consolidado como um dos principais eventos de cinema do Brasil e da América do Sul o Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM - chega a sua 23ª edição e segue com a dedicação total para o desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul. O Festival é um grande encontro daqueles que pensam, produzem, criam e amam o cinema. O FAM 2019, será realizado de 26 de setembro a 02 de outubro.

Cronograma
14/05 : Lançamento da chamada de trabalhos
21/06 : Prazo final para envio dos artigos
31/07 : Divulgação de aceites
26/09 a 02/10 - Florianópolis Audiovisual Mercosul

Apoio