Notícias

SC Games 2018 termina com palestra sobre jogo saudável e premiação


 O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul contou com o Lounge da SC Games. O espaço foi destinado para que crianças e adolescentes produzissem jogos com a temática sobre heróis, além de promover diversas conversas para pais e filhos.


 O debate do dia discutiu sobre até onde vai o jogo? Como lidar com o desafio dos pais de buscar o equilíbrio e o que é o equilíbrio, o que é o saudável quando se trata de um jogo. Os convidados para tratar sobre o tema foram o empresário Dennis Coelho, a estudante de jogos Letícia Rey, a psicóloga Jehan Luckmann, a empresária Cintia Nakagawa, o pesquisador Fialho e toda plateia de crianças e pais que encheram o encerramento da SC Games.


 É difícil saber se uma criança deve ou não jogar algo, se aquele jogo faz bem ou não a ela. Para Jehan os pais precisam acompanhar as reações dos filhos com os jogos. “As crianças podem usar os jogos para descontar a agressividade delas ou passarem a ser mais agressivas, tudo depende da reação da criança ao consumir o jogo”. Mas para os pais conseguirem entender mais sobre o universo Dennis aconselha participar dos jogos junto com os filhos, transformando em uma atividade familiar.


 Fialho afirma que o ideal é saber ponderar, colocar na balança, exageros não são bons, o pesquisador fala: “Temos que usar os jogos ao nosso favor, podemos usar eles para transmitir o conteúdo que queremos de forma divertida”. Os jogos, para Dennis, também ensinam: “As crianças aprendem a perder, assim como a vida é, nem tudo a gente vai ganhar, a maioria a gente vai bater a cara.” explica.


 A noite de Games no FAM 2018 terminou com a premiação para o melhor jogo produzido durante as atividades no Lounge. A seleção foi feita por um júri técnico que premiou a equipe criadora do jogo “Não sabemos” com óculos de realidade virtual para cada membro da equipe.


O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio