Notícias

Film Comission de Florianópolis é lançada no FAM


 Representantes da Prefeitura de Florianópolis, do SantaCine - Sindicato da Indústria do Audiovisual de SC, Associação Cultural Panvision e do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau assinaram na tarde desta quinta-feira, no 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul, o documento em que se comprometem com o desenvolvimento da Film Comission da Capital. De acordo com o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, o lançamento da Film Comission só poderia ocorrer durante o FAM, pela importância do festival para a cidade.

 “Quando as entidades nos procuraram para desenvolver o projeto da Film Comission, fizemos de tudo para que o lançamento ocorresse agora no festival. É extremamente importante que os destinos se adequem às novas realidades do mercado. E do ponto de vista do turismo, é importante que nos tornemos um destino competitivo para trazer essas produções para cá, uma vez que elas envolvem não só a cadeia cinematográfica de toda a produção audiovisual, mas também movimentam os equipamentos turísticos durante o ano inteiro, a hotelaria, a gastronomia, comércio e opções de entretenimento e lazer”, disse Lucca Filho.

 Segundo o superintendente, a Prefeitura de Florianópolis é parceira da Film Comission para viabilizar a utilização dos espaços públicos para locações de produções audiovisuais na cidade, como a liberação em situações que exijam áudios com decibéis mais altos do que o padrão ou mesmo para fechamento de vias públicas. Para tanto, o próximo passo é criar a base legal para o uso desses espaços públicos para locações.

 “A gente vai de imediato estabelecer uma comissão com membros da Secretaria de Turismo, da SMDU, do Ipuf e Floram, da Comcap, da Guarda Municipal e da Susp, que é quem efetivamente oferta a liberação dos espaços públicos. E também conversaremos com representantes dos órgãos estaduais, como a Polícia Militar e Polícia Civil, e federais, como o Iphan e o Superintendência de Patrimônio da União, para que a gente consiga, de forma sinérgica, aperfeiçoar os processos que temos para facilitar o trabalho do produtor do audiovisual, tanto o daqui quanto o que vem de fora fazer seu filme ou documentário em Florianópolis”, afirmou Lucca Filho.

 O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio