Notícias

E-book lançado no FAM discute o contexto do audiovisual contemporâneo


 As diferentes análises sobre comunicação, suas mídias já consolidadas e tendências serão lançadas em forma de e-book nesta sexta-feira, 22, durante o 22º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. A obra “Televisão e Cinema: O audiovisual contemporâneo em múltiplas vertentes” é escrita por João Martins Ladeira (organizador), Dario Mesquita, Felipe Muanis, Gustavo Daudt Fischer, João Carlos Massarolo, Leandro R. Lage, Rafael Teixeira Tassi, Sonia Montaño e Suzana Kilp, pesquisadores de diferentes universidades do Brasil.

 O rumo que as mídias tradicionais, televisão e cinema, irão tomar com o surgimento das novas tecnologias, as formas de construção de uma mídia, a possível morte dela, entre outras questões sobre o futuro do audiovisual contemporâneo, são discutidas com uma visão ampla a partir dos pesquisadores que compõem a obra.

 Segundo João Martins Ladeira, um dos autores, a iniciativa surgiu com a expectativa de reunir, a partir de um enfoque diverso, contribuições de pesquisadores em comunicação oriundos de universidades de diferentes regiões do Brasil, voltando-se para a análise tanto de mídias já consolidadas quanto de experiências ainda em processo de amadurecimento.

 A partir de um ponto de partida comum – o audiovisual – este grupo de autores busca problematizar teórica e empiricamente a distinção entre o supostamente antigo e o pretensiosamente inédito. No livro há espaço para o debate estético sobre filmes, assim como para discussões relativas ao esforço de compreender também a natureza das mídias digitais.

 Apesar de ser lançado como e-book, ele também será disponibilizado no site da editora (foliodigital.com.br/loja/) na forma física com o preço de R$ 34,00. O lançamento acontece às 15h no Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, onde está sendo realizado o FAM e tem entrada gratuita.

 O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio