Notícias

Las Olas propõe uma viagem no tempo, partindo do mar


 O longa-metragem Las Olas, de Adrián Biniez, uma coprodução Argentina/Uruguai, é o filme convidado da noite desta quinta, às 21 horas, na Mostra de Longas Mercosul do 22ºFAM.

 Na história, Alfonso sai cansado do trabalho, vai até a praia e mergulha. Quanto emerge, se vê em outra praia e em outro tempo. Seus pais surgem gritando na areia. Ele sabe que é um adulto, mas seus pais estão chamando o menino que ele foi. Assim começa uma viagem fantástica por diferentes férias durante sua vida, em distintas praias da costa uruguaia, sem ordem cronológica. Ficamos sabendo um pouco de seus amores e amigos de adolescência, de sua infância, do fato de ser pai e da sua solidão.

 O mar, as ondas do título, é o elemento que unifica a história, dividida em capítulos que remetem a clássicos da literatura de aventura, como obras de Júlio Verne e Robert Louis Stevenson. O protagonista, interpretado por Alfonso Tort, é o mesmo em todas as fases da vida, incluindo a infância. O elenco tem ainda Julieta Zylberberg, Carlos Maria Lissardy e Fabiana Charlo, e o filme foi rodado com uma equipe mínima, de apenas oito pessoas.

 Adrián Biniez, argentino que vive no Uruguai, também é roteirista do filme. Com seu primero curta, 8 horas, ganhou o primeiro prêmio no Bafici, Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, em 2006. Seu primeiro longa-metragem, Gigante, de 2009, recebeu vários prêmios internacionais, entre eles o Urso de Prata do Festival de Berlim. Em 2014, realizou seu segundo longa, El 5 de Talleres, que participou de diferentes festivales, como Rotterdam, Mar del Plata e Tribeca.

 O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio