Notícias

Aberta exposição de cinema still no FAM 2018

Pedro Mc e Zeca Pires curadores da exposição.
Pedro Mc e Zeca Pires curadores da exposição.

 Além de muitas sessões de cinema gratuito o 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul também conta com o cinema sendo representado na forma de exposição fotográfica. Começou ontem (19) a exposição “Pixote - a arte do still no cinema”, com fotos de Lúcio Flávio Giovanella, conhecido como Pixote, falecido no ano passado. A exposição está aberta ao público geral até o dia 12 de julho, no Hall da Reitoria da UFSC. A curadoria das fotos foi feita pelos cineastas Pedro MC, presidente da Cinemateca Catarinense, e Zeca Pires, diretor do Departamento Cultural da UFSC.

 Lúcio trabalhou em oito filmes como fotógrafo de cena (still), profissional que acompanha as filmagens fazendo making of do trabalho e produzindo fotos para serem usadas na divulgação na imprensa, cartazes e folders, além de ter desenvolvido atividades no estúdio “Foto Pixote” no Centro de Convivência da UFSC, onde registrou milhares de rostos em suas fotos 3x4.


 A exposição, que no olhar de Zeca é uma singela homenagem a um importante fotógrafo contém 20 painéis (40x60cm) com diferentes imagens de filmes, cartazes das produções e textos de Sylvio Back, Ronaldo dos Santos e Eduardo Paredes. Entre as fotos, que contam de forma sutil a história do cinema catarinense, temos imagens de filmes como o longa A Antropóloga, o curta Novembrada e muitas outras produções locais.

 A abertura da mostra fotográfica contou com a presença de cineastas e amigos do fotógrafo que lembraram com muito carinho a importância que o fotógrafo deu ao cinema catarinense com um olhar sensível, solidário e singular.

 O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio