Notícias

Vídeo experimental sobre a Ponta do Coral abre o FAM 2018


 Desde 1997 dirigindo curta-metragens, esta é a primeira que o realizador catarinense Alan Stone Langdon abre um festival de cinema, inaugurando a Mostra Curtas Mercosul do 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul, nesta terça-feira, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com o vídeo experimental Coral da Ponta. “Fiz perto de 20 curtas, e para mim é uma honra, uma enorme satisfação, abrir um festival como o FAM”, disse.

 No vídeo de 14 minutos, com trilha sonora de Diogo de Haro e música incidental de Fábio Melo, Alan reinterpreta a performance realizada no final de 2016, pelas artistas Diana Gilardenghi, Sandra Meyer, Paloma Bianchi e Milene Duenha, na Ponta do Coral, área localizada na Avenida Beira-Mar Norte e que foi alvo de disputa entre entidades ambientalistas e ongs de preservação, de um lado, e a especulação imobiliária, de outro.

 “O curta é uma interpretação minha da performance delas no qual procurei desenvolver algo que estava além do projeto das artistas sobre como o corpo se coloca no espaço e no tempo. A questão da ocupação da área da Ponta do Coral está subentendida no filme. Não que ele procure levantar bandeiras, mas alguma forma de protesto, do aspecto de ocupar e resistir, está na alma do filme”, afirmou Langdon.

 Finalizado em meados do ano passado, Coral da Ponta exigiu do diretor muito tempo de edição. “Quando a gente faz um vídeo experimental, não existe um mapa. E quando estava editando, vi que ficaria melhor se alterasse a ordem da performance. Essa reapropriação da obra delas teve como objetivo passar do nível do registro e fazer do curta uma obra autônoma. Não que eu buscasse dar um novo sentido, mas uma outra forma de expressão”, disse o diretor.

 O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Apoio