Notícias

SC Games terá lounge e diversas atividades no 22ºFAM


 Durante o FAM 2018 a SC Games terá um espaço voltado para o universo dos games desenvolvidos em Santa Catarina pelo projeto Novos Talentos - SC Games, em parceria com empresas e instituições. O lounge SC Games terá uma programação extensa e gratuita com jogos, oficinas, play test, lançamentos, painel, roda de conversa e uma competição mirim de games e demonstração de realidade virtual e aumentada.

 O Novos Talentos - SC Games há nove anos prepara mão de obra qualificada para o setor de entretenimento e programação e oferece cursos de programação e arte para games, além de Robótica/Arduíno. Mais de mil alunos já participaram. Atualmente são 130 alunos, de 9 a 17 anos. Os jogos desenvolvidos pelos estudantes já alcançam milhares de pessoas, como os games Cruz e Sousa: Poesia e Magia, Jogo Invasão Aegypti, Desafio Empreendedor e Rei Sustentável.

 “O universo dos games, a interação transmídia e a tecnologia que teremos no Lounge SCGames serão uma oportunidade para que o público possa apreciar, jogar e interagir com esta tecnologia e conhecer como é nosso projeto”, diz a coordenadora Márcia Regina Battistella.

 A programação começa na terça, dia 19, com a Play Test - Mostra de Jogos Indie, uma mostra de jogos em desenvolvimento por startups e desenvolvedores autônomos que prossegue até o domingo, 24.

 A agenda inclui uma oficina aberta sobre elaboração de personagens e Papercraft, método de construção de objetos tridimensionais em papel, semelhante ao origami, acontece no dia 21, às 10 e à tarde, das 14 às 16 horas.

 Na sexta, 22, das 10 às 18 horas, será a mostra de jogos de realidade aumentada/realidade virtual, e às 14 horas, a abertura da Game Jam Fam Mirim 2018, maratona de desenvolvimento de jogos que segue até dia 24. Os participantes, entre 9 e 14 anos, receberão um tema específico para desenvolver, em equipe, um jogo em até 48h.

 Na sexta também será o painel “Design ficcional, a construção de mundos transmídia e a estreita relação com os games”, às 15 horas, com João Massarolo, para discutir essa área de estudos relativamente inédita no Brasil. Massarolo é coordenador do GEMInIS, professor da Universidade Federal de São Carlos, doutor em Cinema pela USP, diretor e roteirista e autor de livros.

A agenda termina no dia 24, às 16 horas, com a roda de conversa “Jogar é saudável?”, sobre os games no cotidiano familiar, aberta para a participação do público geral, seguida do resultado e premiação do Game Jam Fam Mirim 2018.

 

As atividades são gratuitas e as inscrições já estão abertas nos seguintes links:

Play test: Mostra de Jogos Indie
https://www.sympla.com.br/mostra-de-jogos-indie--muestra-de-juegos-indie__302198

Game Jam Fam Mirim 2018
https://www.sympla.com.br/maratona-de-desenvolvimento-de-jogos-game-jam-fam-mirim-2018__303172

Painel com João Massarolo
https://www.sympla.com.br/paineldesignficcional

 

O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - , Fundo Setorial do Audiovisual - FSA -, Agência Nacional de Cinema - Ancine - , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
 

Apoio