Notícias

Produções catarinenses serão exibidas todas as noites no FAM

Dez filmes na Mostra Catarinense
Dez filmes na Mostra Catarinense

Este ano no FAM todas as sessões da Mostra Curtas Catarinense acontecem juntamente com os Curtas Mercosul, às 19 horas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Serão exibidos 10 filmes, produzidos em Florianópolis, Criciúma, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Itajaí e Palhoça. Entre eles estão três documentários. Berro, de Paula Barbabela e Marina Simões, investiga o universo drag, em entrevistas com três jovens, Gustavo, João e Arthur, respectivamente Briselda Moon, Emme Le'mont e Suzaninha Richthofen, que falam sobre sua arte drag como ferramenta política de comunicação.

De Cíntia Domit Bittar, Flecha Dourada reúne antigos membros do grupo de luta livre Flecha Dourada, que voltam ao ringue depois de 50 anos da era de ouro desse tipo de luta em Santa Catarina. O ator Severo Cruz é o personagem de Severo Severino, de Kátia Klock e Marco Martins, que documenta desde 2014 a obra do artista nascido do Rio de Janeiro e que chegou na década de 1980 em Florianópolis com uma companhia de teatro. Severo tornou-se figura emblemática de vários trabalhos artísticos em Santa Catarina.

Seis produções são de ficção. O Outro Lado: A Sinfonia de Eric Pahn, de Rodrigo Araujo e Thiago L. Soares, vai estrear no FAM. O suspense traz a história de um estudante recém-chegado a Florianópolis que se torna vizinho de um velho e estranho músico. Outra estreia é Volcano, de Nataly Callai, que trata de uma obsessão incontrolável de uma mulher.

Par Perfeito, de Débora Herling, tem como personagem um par de tênis com grande curiosidade pelo mundo e que quer participar dos acontecimentos da vida de sua dona.  Domingos Bugreiro, de Sander Hahn, é uma trama de vingança inspirada em fatos históricos em torno de um notório assassino de índios Xokleng, contratado pelo governo catarinense na época da chegada dos imigrantes europeus. Garoto VHS, dirigido por Carlos Daniel Reichel, traz uma sensível abordagem sobre um adolescente que tem uma câmera no lugar da cabeça, com a qual devolve memórias perdidas a uma garota. moT, de Andrew Kastenmeier, trata de um menino solitário que vive na rua e sua amizade com um peixinho dourado.

Um dos filmes é experimental, Atos (título provisório), de Beatriz Kestering Tramontin, em que mulheres se manifestam pela liberdade e representação feminina no audiovisual e nas mídias sociais.

Trailers

Flecha Dourada
https://youtu.be/XgoM8O9kYJg
Domingos Bugreiro
https://youtu.be/F4Vbm-CjbF0
Garoto VHS
https://youtu.be/pUBPkJBdNiA

Apoio