Notícias

Recam premia filme com recursos de acessibilidade no FAM e anuncia fomento à produção

Guillermo Saura, da Recam - Foto: Marino Mondek
Guillermo Saura, da Recam - Foto: Marino Mondek

Em mais uma edição do FAM, a RECAM - Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul vai premiar um documentário da Mostra DOC-FAM com recursos de acessibilidade (cópia acessível a pessoas cegas e com baixa visão, com legenda para surdos e ensurdecidos e janela de Libras). O filme ganhador desse prêmio em 2016, 5 Vezes Chico - O Velho e sua Gente, foi exibido no FAM neste sábado.

Além dos prêmios e bolsas, a Recam passará a fomentar produções. Em setembro será lançado na Argentina o primeiro concurso de desenvolvimento de séries de TV em coprodução com os países do Mercosul. “A ideia é começar a transitar no território de fomento para conteúdos audiovisuais em geral, incluindo televisão e web, que envolvem maior quantidade de pessoas, sobretudo jovens”, explica o argentino Guillermo Saura, coordenador da Recam. A Argentina exerce a presidência temporária da instituição.

A Recam também patrocinou bolsas para um workshop de preservação e restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca Argentina, Archivo de la Imagen Nacional (CINAIN), Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) e Cinemateca de Bolonha.

O Espaço Mercosul Audiovisual está iniciando com as salas digitais, para aumentar a circulação de conteúdos audiovisuais de caráter cultural. Serão 30 salas ao todo. No Uruguai já estão em funcionamento, e na Argentina devem ser abertas sete até o final do ano, a primeira delas na cidade de Puerto Rico, Misiones. No Brasil as salas serão instaladas em 10 universidades.

Está em implantação também o Sistema de Informação Mercosul Audiovisual para gerar estatísticas do setor e ampliar a iniciativa que já existe do Observatório Iberoamericano del Audiovisual. Já são 16 países enviando seus dados ao sistema.

Além disso, dia 30 de junho será lançada a Revista Digital anual com foco em Patrimônio Audiovisual, com bolsas de US$ 3 mil para artigos que tratem do tema. Mais informações e inscrições neste link: http://recam.org/_files/documents/bases-revista-recam-pt.pdf

O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

Apoio