Notícias

Cultura acessível e formação de público são marcas do FAM

FAM tem programação para toda a família no final de semana
FAM tem programação para toda a família no final de semana

Os últimos dias de evento reúnem uma programação extensa, inclusive para quem quiser aproveitar o final de semana em família

Quem ainda não pode assistir nenhum filme ou participar de palestras sobre o cenário audiovisual – atividades totalmente gratuitas – pode aproveitar o fim de semana todo, com programação do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2017-, nos três períodos do dia, repleto de palestras e oficinas formativas, além de animações, curtas e longas. O evento termina no domingo, quando serão revelados os filmes vencedores das categorias.

O sábado de FAM começa às 10h30, com uma palestra aguardada pelos profissionais do audiovisual, sobre Adobe Creative Cloud, comandada por Luis Bechtold, um dos nomes mais importantes na área. Às 12h, a Sessão Itapema FM exibe os mais votados no Júri Popular da Mostra de Curtas. A programação continua à tarde, às 14h30 o filme ‘5 Vezes Chico’, que ganhou o prêmio RECAM do FAM 2016, será exibido pela primeira vez com legendagem para surdos, ensurdecidos - LSE - e audiodescrição. Na sequência, Gloria Lara fala sobre “A Comunicação e os Novos Paradigmas”. Às 16h30 o documentário “Abrindo o Armário” será exibido na Mostra Doc-FAM.

Abrangendo, cada vez mais as artes em geral, o Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, onde toda a magia acontece, recebe o lançamento do livro “Iluminuras: pequenos ensaios sobre cinema e audiovisual”, do cineasta catarinense Ricardo Weschenfeld. Quem dá o tom do momento, é a dupla, que toca MPB, Bruno Mello e Ubrother.

Às 19h a Mostra Curtas Mercosul exibe cinco filmes produzidos por países do Mercosul. Duas horas depois, o evento segue com a Mostra VideoClipes, seguido da Mostra Longas Mercosul com o longa “Oscuro Animal”, de Felipe Guerrero.

Domingo de cinema
Já no domingo (25) dia de passar com a família reunida, todos os caminhos levam para o FAM. Às 10h30 o festival começa com os cinco curtas da Mostra Infantojuvenil. Ao meio-dia, os mais votados no Júri Popular da Mostra de Curtas estarão na telona, durante a sessão Itapema FM. Piu Gomes ministra a oficina ‘Documentário para realizadores’ e, às 15h, o documentário “Precisamos Falar do Assédio” traz depoimentos de mulheres de 15 a 84 anos que foram empoderadas o suficiente para contar suas histórias de assédio, desde uma cantada na rua até abusos sofridos dentro das próprias casas.

Rô Conceição Duo é quem finaliza o circuito Paralelas de música no Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com muito reggae para os amantes do cinema. Em seguida, às 19h, tem início a premiação do evento, revelando os vencedores de todas as categorias. Finalizando o 21º FAM a comédia uruguaia “Las Toninas Van Al Este”.

“A expectativa é de recebermos, até o último dia de evento, 20 mil pessoas, cumprindo com um dos grandes objetivos do FAM, o de formar público qualificado”, conclui Marilha Naccari, diretora de programação do evento.

O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

Apoio