Notícias

Florianópolis vira cenário de Maratona Cinematográfica

Foto: Marino Mondek
Foto: Marino Mondek

Nesta terça-feira foi dada a largada para o 1º Rally Universitário Floripa. Até sábado, 25 estudantes de escolas de Cinema, Comunicação e Institutos de Formação Audiovisual do Brasil, Argentina, Bolívia e Colômbia têm a missão de produzir um curta-metragem com duração de 3 a 5 minutos em Florianópolis. A maratona é uma parceria do 21º Florianópolis Audiovisual Mercosul e do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - MIS-SC.


Inspirado no projeto Santa Cruz 100x100, que é parte do Festival Internacional de Cine FENAVID, na Bolívia, o Rally Universitário promove o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes. "O objetivo do projeto é a construção de uma irmandade entre os participantes, uma rede de solidariedade para que todos estejam incluídos enquanto um grupo e sigam juntos na mesma direção", defende Alejandro Fuentes Arze, fundador e diretor do FENAVID.


Para o produtor e diretor Luis Lomenha, o Rally é uma ótima oportunidade para fortalecer uma relação entre os cineastas. "Acompanho o projeto Santa Cruz 100x100 desde 2005 e a ideia desse encontro é justamente facilitar essa relação de troca. Nesse nível de relacionamento vejo nascerem redes de cooperação entre pessoas de diferentes países". Essa é justamente uma das expectativas do estudante Kauan Antonini, que participa da maratona. Ele acredita que será um grande aprendizado conhecer pessoas e fazer contatos na área do cinema.


Além das 100 horas de produção contínua do filme, os jovens cineastas também acompanharão palestras de roteiro, edição e som, além de reuniões gerais com conselheiros em cada uma das etapas. "Na construção do roteiro precisamos responder qual o ponto de vista, qual visão de mundo estamos falando. Afinal, o cinema é isto: contribuir com o sonho de planeta que queremos", defende o realizador audiovisual Iván Molina Velasquez.


Cinco atores também foram selecionados para compor o book de elenco dos curtas-metragens. E, nesta noite de abertura do FAM, cada ator foi sorteado para atuar junto a uma das equipes. Também foi anunciado o tema dos curtas-metragens "E aí, juventude?". Na noite de encerramento do FAM, 25, as produções audiovisuais vão ser exibidas para o público e o filme vencedor será anunciado.


O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

 

Apoio