Notícias

Larfiagem e O Prometido são os dois curtas mais votados pelo público no primeiro dia do FAM

Sessão Itapema sempre ao meio-dia - Foto: Daniel Guilhamet
Sessão Itapema sempre ao meio-dia - Foto: Daniel Guilhamet

Os filmes escolhidos pelo júri popular na mostra de curtas serão exibidos nesta quarta-feira, 21, na sessão Itapema FM ao meio-dia, na Sala Goiabeira, no Centro de Eventos da UFSC. Para quem não conseguiu prestigiar essas produções audiovisuais, aqui está uma segunda oportunidade.

O curta Larfiagem conta a história da língua criada por meninos da cidade catarinense de Herval d'Oeste na década de 1950. O filme, dirigido pela catarinense Gabi Bresola, reúne alguns dos inventores do idioma, na época garotos entre 7 e 15 anos e hoje senhores de 60 e 70 anos. A produção audiovisual explora também arquivos, pesquisas acadêmicas, entrevistas e fotografias da época, trabalho feito em parceria com o escritor e pesquisador Dennis Radünz.

Já o curta O Prometido mostra a história de Lúcia Fremont que assume o processo de adoção de uma criança enquanto seu marido adoece em uma cama. A chegada da criança e a esperança de uma nova vida se unem ao mistério que paira sobre a família Fremont. A produção audiovisual é dirigida por Rodrigo Araujo e Thiago L. Soares e tem uma duração de 18 minutos.

O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

*Por Yjara Cabral, aluna do curso de jornalismo da Estácio de Sá de SC

Apoio