Notícias

Crianças do Hospital Infantil foram as primeiras a assistirem aos filmes do FAM

Crianças no auditório do Hospital Infantil. Foto: Daniel Guilhamet
Crianças no auditório do Hospital Infantil. Foto: Daniel Guilhamet

De todas as crianças que assistem à programação da Mostra Infanto-juvenil do 21º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, as que estão internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, no bairro Agronômica, são as que mais merecem, por motivos óbvios, ver os filmes. Nesta terça, dia de abertura do FAM 2017, 23 delas puderam assistir em primeira mão três das produções que fazem parte da mostra competitiva: No Caminho de Escola, Macacada e O Bruxo do Cosme Velho.

Todas as últimas terças-feiras de cada mês, no auditório do Hospital Infantil, o FAM exibe filmes que já fizeram parte do festival. Segundo a chefe do setor Pedagógico-Hospitalar do Joana de Gusmão, Claudia Barros de Mattos Silva, é a oportunidade de crianças, pais e acompanhantes, e mesmo funcionários (enfermeiros, professores, etc.) terem uma tarde diferente.

“Isso envolve fatores que são anteriores à questão cultural. Há crianças aqui que nunca tiveram acesso a esse tipo de filme. Isso eleva a autoestima, estimula o conhecimento, desperta o interesse. E só o fato de sair do quarto para ter esse tipo de diversão já conta muito”, disse ela.

Ao final da sessão, que foi assistida também por 27 adultos, parentes e servidores, No Caminho da Escola foi o preferido da maioria da garotada.

O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

Apoio