Notícias

Palestras e oficinas do FAM 2017 estão com inscrições abertas

Atividades são abertas e gratuitas
Atividades são abertas e gratuitas

Em todas as edições o FAM realiza palestras e oficinas abertas e gratuitas com grandes profissionais do audiovisual e parceiros do festival. Para este ano, já estão abertas as inscrições. Cinco palestras são voltadas para participantes do Rally Universitário, que produzirão um curta-metragem durante 100 horas no FAM, mas que também são abertas ao público em geral.

O FAM 2017 tem o patrocínio Funcultural/ Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

PALESTRAS

No dia 21, quarta, serão quatro palestras. A primeira delas será sobre roteiro e direção, às 9 horas, com Cristiane Oliveira, roteirista e diretora do filme Mulher do Pai (2016), que será exibido à noite na Mostra Longas Mercosul do FAM. Cristiane dirigiu outros dois curtas e é roteirista de Nove Crônicas para um Coração aos Berros e Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa.

Às 10h30, Luis Bechtold, gerente da Pro Vídeo & Creative Cloud Enterprise na Adobe Systems Latin America, fala sobre as novas tecnologias para edição e às 13h30 Iván Molina trata de produção audiovisual. O boliviano Molina é sociólogo, jornalista e formado em realização audiovisual pela EICTV (Cuba), e trabalha há mais de 20 anos com formação audiovisual. Às 15 horas o ator Jorge Román fala sobre Actuar en cine. Román é protagonista de filmes como El Bonaerense, de Pablo Trapero e La leon, de Santiago Otheguy, exibidos nos festivais de Cannes, Berlim e São Sebastião. Mais sobre o ator: http://www.vimeo.com/25162021

No dia 22 os temas serão direção de fotografia, às 9 horas, com Fernando Lockett e sobre som com Gustavo Oliveira de Souza, às 10h30. Lockett é diretor de fotografia do filme colombiano Oscuro Animal, de Felipe Guerrero, que será exibido na Mostra de Longas no sábado, dia 24, ganhador do prêmio de melhor fotografia no Festival de Guadalajara. Colaborou em mais de 40 filmes, incluindo o brasileiro Soara, melhor fotografia no Festival do Rio 2016. Gustavo é sound designer, técnico de som direto, editor de som e mixador. Foi técnico de som dos curtas Qual queijo você quer, de Cintia Domit Bittar e Mais ou menos, de Alexander Siqueira. Como sound designer de O segredo da família urso, também de Cintia Bittar, foi premiado no Festival Cine PE 2015.

No dia 23, às 14 horas, João Paulo Reis Santos, coordenador de Pós-Produção na Link Digital e professor dessa área na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, aborda o workflow da finalização audiovisual e às 16 horas Carlos Vecchi, supervisor de efeitos especiais da O2 Filmes, fala sobre VFX, Color e Orçamento.

No dia 24 novamente Luis Bechtold trata das novas tecnologias Adobe para criação de conteúdo digital, às 10h30. A comunicação e os novos paradigmas a partir das novas tecnologias, às 16 horas, é o tema de Gloria Lara, diretora de gestão e operações da empresa Vídeo Engenharia.

OFICINAS

César Alarcón ministra a oficina Tradução Audiovisual para legendagem de filmes: teoria, técnica e prática, no dia 22, às 14h. Alarcón é responsável pela tradução e legendagem de filmes nas principais mostras e festivais internacionais de cinema no Brasil e no exterior, incluindo o FAM. A oficina apresenta conteúdos para quem quer atuar no mercado de tradução de filmes e é voltada para profissionais e estudantes da área de tradução, letras, comunicação ou quem domina inglês ou espanhol.

O jornalista e cineasta Piu Gomes, diretor de Chacal Palavra Filme, Melhor Curta pelo Júri Popular e Melhor Montagem do FAM 2016, realiza oficina sobre realização de documentários no dia 25, às 14 horas. Além de documentários selecionados, Piu vai abordar algumas de suas experiências mais recentes envolvendo séries para TV.

Mais informações e inscrições no link: http://www.famdetodos.com.br/oficinas
Todos os eventos serão na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Apoio