Por onde começar o processo de distribuição do seu projeto audiovisual
07 Março 2022

No primeiro Conversas FAM de Cinema, a agente de vendas e diretora da Promovere, Denise Jancar, deu dicas e tirou dúvidas sobre o licenciamento para produções do setor
Na última segunda-feira (7/3), teve início o Conversas FAM de Cinema com o tema distribuição, um dos tripés do audiovisual. Quem, basicamente, deu uma aula sobre como fazer o licenciamento de projetos foi a agente de vendas e diretora da Promovere, Denise Jancar. Dividindo sua agenda entre festivais de cinema do Brasil e de países latinos como jurada, mentora e palestrante, ela ainda é professora no MBA em Cinema da Unimax, no curso “Da Ideia ao Licenciamento”. Durante uma hora, Denise trocou experiências com diversos profissionais e estudantes de cinema, que buscavam entender: por onde começar a distribuir?
O primeiro passo, segundo Denise, é garantir o Certificado do Produto Brasileiro, que é como o registro de nascimento do filme e será solicitado para participar de festivais nacionais e, principalmente, internacionais. Outra dica primorosa foi sobre apresentar o seu projeto. De acordo com ela, assim que você souber os valores de que precisa, quem é sua equipe e o que falta para que seu filme seja licenciado, é importante começar a participar de encontros de mercado, de festivais e de oportunidades para fazer o networking com players que conversem com o seu produto.
É importante fazer a lição de casa e procurar distribuidoras que trabalham com o gênero com o qual o seu filme se identifica. Nas palavras da própria Denise, “não ofereça bananas para quem vende maçãs”. Assim como é importante participar de eventos e mostrar o seu produto, independente da fase de produção em que ele se encontra, é necessário saber com quem você está falando, a quem seu filme se destina e onde você quer que ele seja exibido.
As opções de exibição, inclusive, são diversas: no YouTube, em TVs abertas e/ou fechadas, em salas de cinema, em plataformas On Demand e em linhas aéreas, ainda mais se seu público for brasileiro. Denise conta que antes da pandemia, o brasileiro viajava muito de avião e, apesar de as linhas aéreas oferecerem produtos mais conhecidos, também eram um ótimo lugar para divulgar os filmes produzidos no Brasil e na América Latina.
É possível monitorar o mercado de distribuição por alguns perfis nas redes sociais, como o Projeto Paradiso, Show me the Fund, Cinando, LatAm Cinema e muitos outros que falam sobre os próximos eventos e quem vai participar deles.
Enquanto diretora de distribuidora, Denise conta que em épocas de festivais recebe muitos e-mails pedindo para que ela avalie o material. Por isso, deixou mais uma dica extremamente importante: envie o material pronto, o que ela chama de “one shot”. É preciso mostrar o que é, a equipe que trabalha na obra, qual o nome do produto, para que a parceria é necessária, foto e o link do filme. Assim, de forma objetiva e honesta, aumentam as chances de seu projeto ser analisado pelo distribuidor.
Entre dicas e respostas às perguntas dos participantes, Denise também trocou experiências com os diretores do FAM que estavam acompanhando a conversa. Todos reforçaram a importância de os realizadores darem atenção aos festivais de cinema, principalmente aos nacionais, para além da valorização do filme, a exibição para o público brasileiro. Destacaram também as exibições dos filmes nas mostras Work In Progress, espaço que Festivais como o FAM destinam para produções em fase de finalização, oportunidade de tornar seu produto conhecido para players importantes, garantindo o networking e a prática de convencer o mercado do porquê seu filme é tão relevante para aquele público-alvo.
Com a sensação de que a conversa poderia durar por, no mínimo, mais uma hora, o primeiro Conversas FAM de Cinema terminou com os diretores lembrando que na próxima segunda-feira (14/03), das 20h às 21h, o diretor de Pacarrete, Allan Deberton, participa de um papo sobre direção.
As inscrições gratuitas estão neste link: https://www.sympla.com.br/produtor/famdetodos.
O Conversas FAM de Cinema foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.