Notícias

Painel no FAM 2021 reuniu lendas da animação

Aline Belli e Tiago Santos
Aline Belli e Tiago Santos

Grandes nomes da animação contemporânea estiveram juntos numa conversa nesta sexta no ECM+LAB do FAM 2021, Paulo Munhoz, da Tecnokena, Gabriel Garcia e Pato Escala, da Los Amigos. O painel teve mediação de Aline Belli, da Belli Studios, de Santa Catarina, criadora da série Boris e Rufus. Ela é também presidente do Santacine.

O chileno Patricio "Pato" Escala Pierart é o produtor de Historia de un oso, animação dirigida por Gabriel Osorio Vargas que ganhou o Oscar de curta-metragem em 2016, mesmo ano que o longa brasileiro de animação O menino e o mundo, de Alê Abreu, estava concorrendo. “Foi muito gostoso estar no Oscar, sentimos que toda a animação latino-americana estava ali com nós nos apoiando e agradecemos muito”. Los Amigos é um estúdio coletivo formado pela PunkRobot, de Pato, no Chile, Red Animation Studio, do Peru, e a Hype Animation, de Gabriel Garcia, de Porto Alegre. “Graças ao Gabriel fizemos nossa primeira coprodução, Angry Birds Bubble Trouble, e unimos nossa capacidade técnica para fazer projetos mais ambiciosos”, contou Pato.

Gabriel Garcia, da Hype Animation, é criador do curta-metragem Ed, do Dino Aventuras e de Tainá, uma aventura na Amazônia. Arquiteto e urbanista, começou a desenhar com 15 anos, depois de um curso de 3D em DOS e de ter visto Toy Story. “Na época não tinha muitas faculdades de animação, a Hype nasceu na faculdade, eu fazia maquetes eletrônicas para os colegas e existia a vontade de fazer um curso autoral de cinema. Fui pra publicidade e o primeiro curta veio em 2010, o Ed, que foi selecionado pra mais de 100 festivais. No Chile, pedi pra visitar o estúdio do Pato, e agora temos um casamento com os Los Amigos”.

A PunkRobot e a Hype também criaram a série pré-escolar Viola e Tambor, exibida pela Disney Channel para toda a América Latina e que terá mais uma temporada. “É baseada em uma turma de instrumentos, em que cada um tem uma sonoridade diferente, mas todos juntos criam uma melodia. No meio deles tem um abacaxi, que se relaciona muito bem. É sobre aceitação das diferenças, fala de diversidade étnica e cultural de uma forma muito lúdica e positiva para as crianças”, lembrou Gabriel.

O paranaense Paulo Munhoz, que foi curador da Mostra Animação desta edição do FAM 2021, é engenheiro mecânico de formação e trabalhava num banco até criar a Tecnokena, criadora dos filmes e séries Brichos, Belowars e Pax. “Decidi virar cineasta meio velho, fazia faculdade à noite, e era envolvido no movimento ambientalista, então queria ter uma atividade profissional que me permitisse três coisas, unir arte e tecnologia, fazer algo novo e que me ajudasse a mudar o mundo”.

Sua primeira produção foi um desenho que fez escondido em casa, uma metáfora de John Lennon atravessando Curitiba, época em que a cidade só tinha duas câmeras de cinema. “O desafio hoje não é mais tanto a condição material para realizar, mas ampliar a pujança das produções latino-americanas”, considerou. Ele é fundador da Abranima - Associação Brasileira das Empresas de Animação e realiza o Animatiba – Festival Internacional de Cinema de Curitiba.

Brichos está no terceiro longa, além de uma série, game e livros. “Criei uma turma de personagens através dos quais podia contar várias histórias. E tem que ter conflito, o Brasil tem complexo de vira-lata, mas possui a fauna e flora mais complexas do planeta. Brichos são os bichos brasileiros, uma turma que tem uma cidade avançada no meio da floresta, com alta tecnologia e poucos elementos negativos. É um projeto político-infantil, para que as crianças aprendam que têm valor. Deu certo, recebo muito recall, uma criança em Cuba deu ideias pros Brichos 4 e nem terminei o 3!”.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

O ECM+LAB 2021 é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio LatAm Cinema, Brasil Audiovisual Independente - BRAVI, Brazilian Content, Projeto Paradiso, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO, Santacine, Floripa Film Commission, e faz parte do 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021.
 



Parceiros