Notícias

ECM+LAB 2021 é aberto oficialmente

Encontro é uma das atividades do FAM 25 anos
Encontro é uma das atividades do FAM 25 anos

A necessidade de estabelecer pontes entre escolas, produtores e mercado audiovisual foi amplamente citada pelos convidados na abertura oficial do 5º Encontro de Coprodução do Mercosul. O ECM+LAB 2021 faz parte da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, e é considerado o maior evento de mercado do sul do país, que reúne produtoras audiovisuais e players interessados em coprodução, desenvolvimento de conteúdo e estratégias de distribuição.

A programação do primeiro dia, que começou às 10h com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook aberta ao público e também em ambiente exclusivo para participantes do ECM, contou com palestra on-line do escritor e professor Ricardo Tiezzi, e com participação da presidente da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), Marianna Souza, do presidente da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e conselheiro do ECM, Mauro Garcia, e do analista de negócios do SEBRAE/SC, Carlos Kinchescki. Ele foi o primeiro convidado a falar após a abertura do evento feita pelo produtor do FAM, Tiago Santos, com apresentação de Alissa Azambuja.

Como todos os participantes, Carlos Kinchescki agradeceu a oportunidade por fazer parte do FAM 25 anos e contou sobre o novo projeto do SEBRAE que deve entrar em prática no próximo mês, em Florianópolis: a sala de inovação. Carlos disse que, a partir de um diagnóstico do empreendedorismo audiovisual catarinense realizado em parceria com a Panvision, foi decidido criar o espaço para que o grupo escolhido ajude a fomentar o crescimento sustentável da cultura no estado.

“Existe a necessidade de se entender as dores da área para encontrarmos juntos soluções, tanto para os profissionais quanto para as empresas. Queremos criar um hub de economia criativa, aproximando atores, pessoal da música, do cinema, enfim, para fazer o desenvolvimento do setor em Santa Catarina”.

Tiago Santos reforçou a importância da parceria do SEBRAE com todas as microempresas e os microempreendedores individuais. “Esse incentivo é fundamental, pois esses empreendedores geram muitos empregos no nosso setor”.

Citando a expressão “eu não creio em muros, eu creio em pontes”, Mauro Garcia aproveitou o espaço para falar sobre a necessidade de se construir conexões para ampliar os limites do audiovisual a outras entidades setoriais de toda a América Latina. “Temos que realizar pontes, integrações, como essa do FAM, que vão além desses territórios e levam para outras temáticas”.

Marianna Souza, da APRO, trouxe o tema capacitação e qualificação profissional para o debate e lembrou sobre a parceria com o SEBRAE desde 2013. À frente da Associação, que tem mais de 40 anos, falou sobre os cursos oferecidos por meio da plataforma EAD, com foco na formação profissional da área cinematográfica. “Nesse universo de conteúdo, temos muito que trocar, muito que discutir. E a eficiência na qualificação dos profissionais é um dos pilares que queremos intensificar ainda mais”.

A Palestra Roteiro e Novas Narrativas Digitais - da Objetiva Empreendedorismo em Foco, com Ricardo Tiezzi, encerrou o encontro. Durante sua fala, o autor de roteiros de diversos filmes e séries premiadas pontuou que é preciso investir na qualificação e formação dos nossos profissionais justamente porque o nível de exigência das produções atualmente está muito alto. Além disso, reforçou que a concorrência do mercado é mundial. “Precisamos entender que a formação começa na escola, mas continua na produtora. Temos que fortalecer essa ponte, essa parceria, que ainda não é muito sólida, para termos roteiros com diferenciais ainda mais competitivos”.

A programação do ECM+LAB, com 30 Players, segue até o dia 29 de setembro e pode ser conferida no site: www.famdetodos.com.br.

O ECM+LAB é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais, com apoio LatAm Cinema, Brasil Audiovisual Independente - BRAVI, Brazilian Content, Projeto Paradiso, Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais - APRO, Santacine, Floripa Film Commission, e faz parte do 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.
 



Parceiros