Notícias

Cartilha da Mostra Infantojuvenil é disponibilizada para professores

Seis curta-metragens serão exibidos no FAM 2021
Seis curta-metragens serão exibidos no FAM 2021

A Mostra Infantojuvenil do 25º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul vai disponibilizar aos professores a cartilha “Luz, Câmara e Educa-AÇÃO”, desenvolvida pelo segundo ano consecutivo.

Como em 2020, os educadores terão acesso ao material artístico-pedagógico de forma on-line que poderá ser solicitado gratuitamente após preenchimento de formulário no site do FAM. As inscrições estão abertas, basta fazer o cadastro da escola.

Em um único documento, a cartilha traz apontamentos para que os curtas desta 25ª edição do Festival possam ser inseridos, quando oportuno, aos conteúdos já programados para o currículo escolar. O material de apoio deve ajudar os professores na discussão dos filmes do FAM 25 anos com seus alunos e, desta forma, colaborar com a aproximação desse público ao universo do cinema de forma lúdica e reflexiva.

A cartilha foi organizada pela equipe do Festival e produzida pelo cineasta, editor e arte-educador, Fabrício Borges. O profissional possui vasta experiência na área audiovisual e já coordenou ações na realização de 140 curtas-metragens desenvolvidos em projetos coletivos.

Mostra Infantojuvenil

Seis curtas-metragens de ficção e animação com temas como amizade, bullying e ecologia do Brasil, Uruguai e Argentina, foram selecionados para a Mostra Infantojuvenil.

As produções serão exibidas gratuitamente por meio da plataforma Innssaei.tv e pelo Youtube, com sessões programadas para os dias 25, 26, 27, 28 e 29 de setembro, sempre às 9h. Serão permitidos no máximo 300 acessos por filme na sala de cinema virtual.

Conheça os curta-metragens:

4 Bilhões de Infinitos
Diretor: Marco Antonio
País: Brasil
Sinopse: Brasil, 2020. Uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.

A Menina e o Velho
Diretor: Luciano Fusinato
País: Brasil
Sinopse: Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.

Clara de Huevo
Diretor: Sol Infante Zamudio, Andrea Treszczan Azar
País: Uruguai
Sinopse: Em Montevidéu nos anos 90, Clara é uma menina que nunca foi convidada para um aniversário. Junto com sua mãe entusiasmada, ela se prepara para participar de sua primeira festa. Uma história de imaginação e fantasia face ao bullying.

Olho além do ouvido
Diretor: Bruna Schelb Corrêa, Luis Bocchino
País: Brasil
Sinopse: Menina faz pesquisas secretas em uma terra onde todos escolheram ficar de olhos fechados. Diante de uma descoberta imprevista, sai sozinha em uma jornada onde encontra conhecimentos e uma outra viajante chamada Professora. Dedicado a todos professores e pesquisadores do Brasil.

Pingüino y Ballena
Diretor: Ezequiel Torres, Pablo Roldán
País: Argentina
Sinopse: O aquecimento global deixou um pequeno Pinguim desabrigado. Sua amiga Baleia sai em busca de um novo lar para o Pinguim, mas dia após dia, o calor o impede de chegar a tempo com a solução. Talvez, trabalhando em equipe com outros animais, ela consiga cumprir sua missão.

Jamary
Diretor: Begê Muniz
País: Brasil
Sinopse: Ane passa as tardes brincando nos arredores da floresta com seus primos, até se deparar com o Anhangá, um espírito indígena que rodeia a sua comunidade. Mas ao adentrar mais profundamente na floresta, Ane se depara com uma verdadeira assombração.

O FAM 2021 inicia na próxima quinta-feira (23) e segue até o dia 29 de setembro, quando ocorre a noite de premiação. Confirano link o passo a passo para participar na internet.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

PREENCHA O FORMULÁRIO 



Parceiros