Notícias

FAM conta com apoio do IFSC para realizar as transmissões ao vivo do festival

Campus IFSC Florianópolis
Campus IFSC Florianópolis

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021 vai contar com o apoio especial do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na realização das transmissões ao vivo durante os sete dias de evento. De 23 a 29 de setembro, o público poderá acompanhar on-line as transmissões diretamente de um estúdio montado especialmente para o FAM no IFSC, em Florianópolis.

O suporte envolve a equipe de produção audiovisual, a IFSC TV, o departamento de Comunicação e o Núcleo de Produção Digital (NPD). “Nossa contribuição é justamente essa, com infraestrutura de espaço, técnica e de força de trabalho. Entendemos que desta forma estamos apoiando a cultura e o desenvolvimento da área no nosso estado. E estamos muito satisfeitos em poder colaborar”, declarou o reitor, professor Maurício Gariba Júnior, que participará da cerimônia de premiação do FAM dia 29.

A diretora de Comunicação do IFSC, Conceição Garcia, explica que a formalização da parceria foi necessária por questões administrativas, mas que a decisão de apoiar o Festival é genuína. “Não existe educação sem cultura. Defendemos a educação integral com todas as áreas do conhecimento. O tecnológico em si só não basta, temos que entender tudo que envolve o desenvolvimento do ser humano, incluindo as artes e cultura. Por esta razão, poder colaborar com o FAM vai ao encontro do que acreditamos e praticamos na nossa instituição.”

Além de ser a data de abertura do evento, 23 de setembro tem um significado importante também para o Instituto, pois é o dia em que o IFSC completa 112 anos em Santa Catarina. E essa aproximação entre FAM e IFSC simboliza ainda algo pessoal para o diretor de produção, Tiago Santos. “Toda a equipe do FAM está muito honrada com essa abertura de portas para o Festival. Mas eu, particularmente, estou muito feliz com essa parceria, na condição de ex-aluno do IFSC, em estar voltando para a casa onde me formei técnico em saneamento ambiental, há exatos 25 anos”.

Festival

As transmissões ao vivo do FAM serão realizadas no estúdio montado no auditório do campus de Florianópolis a partir da próxima quinta-feira (23) até dia 29 de setembro, data do encerramento e premiação.

As atividades serão realizadas dentro de todos os protocolos sanitários, respeitando distanciamento e higienização, em função da pandemia da Covid-19.

“Pra gente é uma alegria conseguir contribuir com o Festival nesse período complicado que estamos vivendo e poder ajudar a viabilizar essa edição, apesar de tudo. Acreditamos que o auditório do campus Florianópolis é adequado e seguro para as atividades do FAM”, afirma o coordenador de produção audiovisual do IFSC, Jeferson Vieira.

Programação

O FAM 2021 terá nove mostras (entre competitivas e convidadas) com a participação de 50 filmes, de 12 países, além de debates, painéis e a realização do 5º Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB.

A abertura, quinta-feira (23), às 17h, será transmitida no canal do Youtube do Festival e terá um grande encontro sobre o tema Reflexão, com a sócia-diretora da Raiz Distribuidora Audiovisual, a produtora brasileira Assunção Hernandes e o ator argentino Jorge Román.

Já a cerimônia de encerramento e premiação, com a entrega do Troféu Panvision e prêmios dos apoiadores aos vencedores nas categorias Júri Oficial e Júri Popular, será na quarta-feira (29), a partir das 20h. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube com a participação on-line dos realizadores de filmes, equipes do Festival e apoiadores.

O 25º Florianópolis Audiovisual Mercosul, de 23 a 29 de setembro, tem o patrocínio do Sebrae e é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.


 



Parceiros